Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Amazonas»Câmara aprova requerimento de deputado do AM para convocar ministro de Lula
    Amazonas

    Câmara aprova requerimento de deputado do AM para convocar ministro de Lula

    18 de dezembro de 2025
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou um requerimento do deputado federal Sidney Leite (PSD-AM) para convidar o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a prestar esclarecimentos sobre a falta de projeto de regulamentação de fundos afetados pela Reforma Tributária, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o Fundo de Participação dos Estados (FPE) e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).

    Segundo o parlamentar, a falta de regulamentação compromete, a partir do próximo ano, o financiamento da educação e o pagamento de salários em municípios, especialmente com o início das mudanças previstas pela reforma. Durante a tramitação da proposta de emenda constitucional, Haddad se comprometeu a enviar um projeto de lei para regulamentar os fundos logo após a aprovação da PEC, o que ainda não ocorreu.

    @kleiton.renzo

    A preocupação central está relacionada à extinção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), tributo que integra a base de cálculo do FPM e do FPE. De acordo com Sidney Leite, a redução dessas receitas pode afetar diretamente a capacidade financeira de municípios e estados, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste. No Amazonas, o FPM é a segunda principal fonte de receita municipal, atrás apenas do ICMS.

    “A promulgação da Emenda Constitucional nº 132/2023 alterou profundamente o Sistema Tributário Nacional, instituindo o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). Nesse novo cenário, o papel do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) foi redefinido, mantendo-se sua incidência precipuamente para resguardar a competitividade da Zona Franca de Manaus”, destaca o parlamentar no documento oficial apresentado à Câmara.

    Sidney Leite destaca, ainda, que a queda na arrecadação do FPM e do FPE impacta também o Fundeb, responsável pelo financiamento da educação básica. Para ele, sem a recomposição dessas fontes, haverá perda significativa de recursos destinados às políticas públicas e à educação. A expectativa do parlamentar é que a audiência com o ministro seja agendada para o primeiro semestre de 2026.

    “O risco é de um impacto direto na folha de pagamento dos municípios e no financiamento da educação. Isso representa um retrocesso para a educação pública no Amazonas, na Amazônia e no Nordeste, e não vamos permitir que aconteça”, afirmou Sidney Leite.

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    Wilson Lima recebe Selo Diamante e coloca o Amazonas em 1º lugar do Brasil em transparência pública

    TCE-AM define relatorias dos municípios para o biênio 2026–2027

    Justiça revoga prisão de acusado de matar jovem palestino em Manaus

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.