Os candidatos do concurso público Nº 001/2024 da Prefeitura de Autazes (AM) estão exigindo esclarecimentos sobre a suspensão do certame, que ocorreu em 14 de novembro de 2024, pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM). Desde o ano passado, os inscritos aguardam informações sobre a continuidade ou cancelamento definitivo do concurso, além de detalhes sobre a devolução das taxas de inscrição. A insegurança gerada pela falta de comunicação oficial tem causado apreensão entre os participantes.
A suspensão do concurso foi anunciada pela presidente do TCE-AM, Yara Lins Amazônia, às vésperas da aplicação da segunda fase do certame, que oferecia quase duas mil vagas em diversas áreas. A decisão foi tomada após a constatação de irregularidades no processo. Em dezembro, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) confirmou a suspensão, deixando os candidatos sem uma perspectiva clara sobre a situação.
Entre os afetados está a psicóloga educacional Angelina Andrade, que se deslocou de Manaus a Autazes para participar do concurso, segundo a revista Cenarium. Ela conseguiu realizar a prova do dia 3 de novembro, mas as demais, agendadas para os dias 15 e 17, não foram realizadas. Angelina relatou que, além da taxa de R$ 150, enfrentou custos adicionais com transporte e estadia, e até agora não recebeu informações sobre o futuro do concurso.
A também psicóloga Itamara Sena, que enfrentou despesas de R$ 600 para participar do certame, expressou a necessidade de uma nova prova ou, caso isso não ocorra, a devolução dos valores pagos.