A Prefeitura de Manaus e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas lançam, no sábado, 03/6, durante a abertura da Semana do Meio Ambiente 2017, no Parque Municipal do Mindu, a cartilha “Vamos Jogar Limpo – Meio Ambiente saudável é da nossa conta”. A cartilha traz orientações sobre as melhores práticas ambientais, aborda os efeitos socioambientais de condutas que desrespeitam o meio ambiente e esclarece sobre a legislação que estabelece infrações e penalidades para quem comete crimes ambientais.
Voltada à educação ambiental e ao combate aos crimes ambientais na área urbana de Manaus, a cartilha foi elaborada a partir da ação da Defensoria Pública Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), que apontam a poluição sonora, o descarte inadequado de lixo doméstico e o corte e poda irregular de árvores como as três maiores incidências.
A publicação será distribuída durante a programação da Semana do Meio Ambiente da Prefeitura de Manaus, que se estenderá até o dia 10/6, com atividades em várias unidades de conservação e parques urbanos da cidade. Estará disponível, também, na unidade da Defensoria Pública localizada na rua Francisco José Furtado, 210, São Francisco, zona Sul. A intenção é disponibilizar a publicação também nas duas unidades do Espaço de Cidadania Ambiental – ECAM, localizados no Manauara Shopping, zona Centro-Sul, e no Uai Shopping, São José, zona Leste.
A cartilha também estará disponível em meio digital nos sites da Defensoria Pública e da Semmas nos linkswww.defensoria.am.def.br e semmas.manaus.am.gov.br
As bases para essa parceria foram firmadas no último dia 9 de maio, durante reunião entre o secretário Antonio Nelson e a defensora pública Monique Cruz, do Núcleo Especializado em Meio Ambiente da Defensoria Pública Estadual. A iniciativa contou com o apoio da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom). De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, as parcerias voltadas para a educação ambiental da população são sempre bem-vindas.