As duas casas mais antigas de Manaus, localizadas na Rua Bernardo Ramos, de números 69 e 77, no Centro Histórico de Manaus, receberão uma visita técnica de membros do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultura (Funpatri) ,nesta quarta-feira, às 15h. As casas históricas estão sendo reformadas pela Prefeitura de Manaus.
As construções em estilo colonial são consideradas as mais antigas de Manaus, datadas de 1819, e guardam uma importante parte da história de ocupação da cidade. A reforma visa preparar o local para a concessão, via licitação, para uso e ocupação da iniciativa privada com restaurante ou lanchonete nestes espaços.
Em Manaus, o Funpatri foi criado pela Lei nº 722, de 4 de dezembro de 2003, e regulamentado pelo Decreto nº 8.525, de 21 de junho de 2006. O Fundo é presidido pelo diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula, e tem como membro do Conselho Curador o vice-presidente da Manauscult, José Cardoso.