Bruno Pacheco – Da Redação Amazônia
MANAUS – Nesta quarta-feira, 11, pelo menos três municípios do Amazonas amanheceram cobertos com uma densa fumaça, deixando o ar totalmente insalubre para respiração. Na capital Manaus, o tóxico foi registrado em diversos pontos da cidade e a qualidade do ar foi considerada “perigosa” e a segunda pior do mundo, segundo a plataforma internacional World’s Air Polution.
Com média de poluição de 459 ug/m3, a capital amazonense só perdeu para o condado de Siskiyou, na Califórnia (EUA), que alcançou 748 ug/m3. Já o aplicativo Selva, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), aponta que a qualidade do ar em Manaus é considerada péssima em quase todos os bairros da capital.
Além de Manaus, a fumaça cobriu as cidades de Itacoatiara e Anamã na manhã de hoje. Fotos e vídeos registrados pela população foram compartilhados nas redes sociais. As autoridades ainda não divulgaram a origem das fumaças.
Fumaça
Não é a primeira vez que as cidades vêm registrando a intensa quantidade de fumaça. Desde setembro, Manaus, Itacoatiara e outros municípios, como Manacapuru e Iranduba, na Região Metropolitana, vêm sofrendo com a qualidade de ar péssima.
As cenas gravadas pelos moradores são de um cenário apocalíptico, com prédios de Manaus chegando a desaparecer em meio à fumaça.
Os recentes episódios de ar insalubre vêm acontecendo em um momento em que o Amazonas passa por uma estiagem severa que atinge 60 dos 62 municípios do Estado e deixa mais de 270 mil pessoas afetadas.
Veja vídeos:
Itacoatiara (@Joelson_berger)
