Menos de uma semana após reeleger-se prefeito de Manaus, David Almeida, autorizou o aumento da Unidade Fiscal do Município (UFM) – índice base para cálculo dos tributos municipais, multas, penalidades tributárias e administrativas da Prefeitura de Manaus – que passará a valer R$ 145,37 a partir do dia 1º de janeiro de 2025.
Segundo nota da Secretaria de Finanças (Semef), a correção para o próximo exercício fiscal do município foi baseada na variação de 3,9% do Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC), verificado entre os meses de novembro de 2023 a setembro de 2024.
Leia mais: TCE manda David Almeida regularizar repasses da Câmara de Manaus
O Decreto nº 6.021, publicado na última quinta-feira, 31/10, no Diário Oficial do Município (DOM), regulamentou o novo valor da UFM.
Correção
O subsecretário de Receita da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Arminio Pontes, alertou aos contribuintes que possuem alguma dívida com o munícipio sobre a quitação do débito, até 30 de dezembro deste ano, ainda com o valor da UFM de 2024, de R$ 139,82.
“Ainda dá tempo de quitar seus tributos dentro do exercício de 2024, evitando a correção da dívida a partir de janeiro de 2025”, frisou Pontes.
Leia mais: Mesmo com investigações de desvio de dinheiro público, prefeito de Manaus mantém Renato Júnior na Seminf
Atendimento
Para consultar qualquer dívida ou até mesmo realizar parcelamentos, o contribuinte pode acessar o portal de serviços da prefeitura (manausatende.manaus.am.gov.br). Se preferir, um atendimento presencial também pode ser agendado por meio do telefone 156, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
*Com informações da assessoria