O espetinho é um clássico da comida de rua e pode ser encontrado em qualquer canto de Manaus. Seja na saída do trabalho ou da faculdade, nas paradas de ônibus, nas pracinhas dos bairros e até mesmo nos shoppings da cidade, o espetinho é unanimidade entre a população que busca uma refeição rápida, barata e saborosa. De entrada a prato principal, do tradicional de carne até o gourmet com bacon ou até mesmo peixe empanado, tem opção para todos os gostos e bolsos.
Segundo a chef Lídia Mota, a comida de rua mais conhecida no mundo todo é o espeto. Na Tailândia, por exemplo, a carne de porco no espeto é um dos pratos que fazem parte da gastronomia local. Já nos Estados Unidos, a salsicha empanada é sucesso nas feiras estaduais. E no Brasil não é diferente, já que diversos tipos de carnes e até mesmo doce no espeto faz em parte da rotina da população.
“Quem está andando pela rua quer algo prático e não quer sentar pra esperar a comida ficar pronta, se possível quer comer ali mesmo, em pé, por isso o espetinho é uma das nossas refeições preferidas”, disse a chef Robenita Caldas, do restaurante especializado em culinária peruana Mira Flores.
A chef irá inovar no festival gastronômico “Comida no Espeto”, que acontece a partir desta sexta-feira (13), às 17h, no Shopping Ponta Negra. Na barraca da Robenita o público encontrará o prato peruano chicharon, mas na versão amazônica, um filé de pirarucu empanado no espeto.
O evento promete fazer os amazonenses saírem da dieta, com saborosas opções preparadas por 16 chefs de cozinha, além de espaço kids e Adriano Arcanjo e Official 80 como atrações musicais para animar o público durante toda a noite. O festival segue até domingo (15), no estacionamento localizado na entrada principal do centro de compras.
Além de Robenita Caldas, entre os chefs confirmados está Paulo Fortunato, que irá trazer a moqueca de peixe no espeto. Já o chef Dedé Parente revela que carne de sol no espeto será uma das atrações da barraca. O chef Marcos Silva estará apostando no espeto de bacalhau lagareira.
Na barraca do chef Pio Câmara, os visitantes do evento encontrarão o espeto de coxa e sobrecoxa com bacon. O chef Jean Guénée vai preparar crepes de três sabores: filé com cheddar, frango com catupiry, e suíço de chocolate.
Também participam do evento os chefs Cinthia Soares, Martina Caminha, Milton Rola, Menga Rola, Marcus Pompeu, João Almeida, Erika Rodrigues, e a família Loureiro, formada pelos chefs Xande Loureiro, Babu Loureiro e Eliana Loureiro.