Mesmo contando com um orçamento anual de 301 milhões de reais em 2025, os servidores públicos aposentados da Câmara Municipal de Manaus (CMM) denunciaram ao Radar Amazônico que o pagamento dos seus salários, previsto para acontecer nesta sexta-feira (24), ainda não foi realizado pela Casa Legislativa para a Manaus Previdência. Segundo eles, ao questionarem a Manausprev sobre a falta do pagamento, eles afirmam que ainda não foi efetuado, pois a Casa Legislativa não fez o repasse do valor ao órgão previdenciário.
De acordo com um dos servidores, que preferiu não se identificar, o pagamento ainda não aconteceu devido a esta falta de repasse feita mensalmente pela CMM à Manaus Previdência. Vale ressaltar que a presidência da Câmara foi assumida pelo vereador David Reis (Avante) para o próximo biênio (2025/2026).
Além disso, o servidor relatou ao Radar Amazônico que, ao invés de resolverem o problema, os respectivos órgãos ficam jogando a culpa um para o outro, enquanto tem beneficiários com doenças terminais.
“Eu e minha esposa somos aposentados. O que acontece? Um fica jogando para o outro e a Câmara [Municipal de Manaus] não fez o repasse. Diz que a tratativa está lá atrás e que a administração passada não colocou no orçamento. Na realidade, estamos sendo penalizados com por uma falha deles. Se sou aposentado, pertenço à Manaus Previdência. No meio disso, têm servidores efetivos com doenças terminais e gente fazendo hemodiálise, nada justifica não fazerem o pagamento”, disse.
Ao entrar em contato com a Manaus Previdência, o servidor aposentado foi orientado a procurar a CMM. Enquanto isso, o calendário do pagamento dos servidores aposentados da Prefeitura de Manaus está previsto para acontecer ainda nesta segunda-feira (24).
O Radar entrou em contato com a CMM e a Manaus Previdência cobrando um posicionamento formal a respeito da denúncia. Até a publicação desta matéria, não houve resposta.