A partir desta sexta-feira (1°), às 10h, mais de 200 obras de arte estarão expostas no Colégio Martha Falcão, localizado na rua Salvador, nº 455 – Adrianópolis. A Mostra de Artes Renascimento Coletivo são releituras de obras de Da Vinci, Michelangelo e Botticelli, que ganharam temas, cores, formas e texturas do cotidiano e do imaginário infanto-juvenil. Crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos participam da exposição, que é aberta ao público e seguirá até janeiro. A entrada é gratuita.
Na exposição, Davi, obra de Michelangelo, dessa vez, não foi a guerra, vestiu a sunga e foi à praia pegar onda. Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci, e Vênus, de Botticelli, se tornaram mães, Mulher-Maravilha, mulheres sem rosto, felizes ou tristes, o próprio arquétipo do feminino, sob a perspectiva de uma criança.
O Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci, foi transformado em um pai ideal com as devidas proporções divinas. Outra obra famosa do artista que também passou por releitura foi a Última Ceia, que desta vez mostra Jesus ceiando com crianças.
“As obras não possuem identificação para mostrar que uma complementa a outra, criando uma só história, experiências comuns vivenciadas por diferentes crianças que juntas, podem mudar o mundo. Afinal, é tempo de renascer”, destaca o professor e artista visual, Nelson Falcão, que revela que o diferencial é que as obras são constantemente renovadas então, com isso, o público que visitar o evento sempre encontrará uma exposição diferente.
Ele explica que esta mostra coletiva de artes visuais dos alunos do Ensino Fundamental I e II do Colégio Martha Falcão foi resultado de um trabalho interdisciplinar que teve como base de pesquisa o movimento histórico conhecido como Renascimento. No início, foi realizado com as professoras um workshop com o propósito de despertar diferentes reflexões sobre a importância artística e cultural desse movimento para os dias atuais. E, depois, na sala de aula, as professoras trabalharam com as crianças de forma lúdica e criativa a ressignificação de obras dos mais importantes artistas do Renascimento.
“Mostrar para as crianças o contexto artístico e seus artistas é fundamental na educação porque a arte sensibiliza e nos faz enxergar o mundo de outra forma”, apontou o educador responsável pela mostra. Nelson também é curador da exposição “Religare: Relíquias de Rita”, evento assinado pela designer de biojoias amazonense Rita Prossi que será aberto neste sábado (2), na Galeria Largo, localizada no Centro de Manaus. A exposição é toda inspirada na infância da artista e retrata como tudo começou, desde a busca pela fé ao contato com a natureza.
FestArt
A Mostra de Artes Renascimento Coletivo será o pontapé inicial da divulgação do FestArt, espetáculo que marca o final do ano letivo e o início das Férias dos alunos do Colégio Martha Falcão. O evento acontece no dia 7, às 18h, no Teatro Direcional, localizado no Manauara Shopping.
Nesta edição, a apresentação das crianças traz um roteiro original e cheio de surpresas. Com um enredo que vai trazer de volta um dos desenhos animados mais curtidos na década de 80, “A Caverna do Dragão”, o FestArt encantará a todos os públicos com coreografias que também trarão personagens de cartoons de todas as épocas. Para mais informações: 2121-0907.