Frustrações e traumas com a relação paterna conduz o enredo de “O Filho”, espetáculo gratuito da premiada companhia Teatro da Vertigem de São Paulo, que estreia neste domingo, 03, no Les Artistes Café Teatro, localizado na Avenida Sete de Setembro, Centro. Parte do “Kafta na Estrada”, projeto patrocinado pela Petrobras com apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), a montagem fica em cartaz até o dia 6, com exibições sempre às 18h e às 20h30.
Com direção de Eliana Monteiro, o espetáculo com duração de 90 minutos é inspirado em “Carta ao Pai”, obra da Kafta. A montagem brasileira atualiza o corrosivo acúmulo de frustração e raiva, fruto de uma vida miserável no campo dos afetos, retratando o universo da família e exprimindo a debilidade de seus vínculos. O espetáculo expõe a trajetória e as relações de Bruno com seus pais, seus filhos e suas mulheres. Ao constatar e descrever as situações vividas para si, ele tenta aprender, entre outras coisas, o que é ser um homem de verdade.
Longe de ter como proposta a mera fruição de um clássico da literatura para ilustração da plateia, o Teatro da Vertigem se debruça sobre tais relações na contemporaneidade.
“O espetáculo fala um pouco do descarte que a família contemporânea é. A trama se passa em um galpão, um espaço não convencional. O galpão é local onde os móveis das famílias, dos lares que não deram certo são depositados”, destaca Eliana Monteiro.
O grupo
Com 25 anos de estrada, o Teatro da Vertigem tem 24 premiações no currículo, entre eles 10 Prêmios Shell, um dos mais importantes das artes cênicas. Experimentos baseados na Mecânica Clássica aplicados ao movimento expressivo do ator, além da utilização de espaços urbanos, como ruas, prédios, praças e teatros fora do convencional, estão entre as principais características do trabalho do grupo.
Serviço
O quê: Espetáculo “O Filho”
Quando: De 03 a 06/07, às 18h e às 20h30
Quanto: Gratuito
Onde: Les Artistes Café Teatro – Avenida Sete de Setembro, Centro.