Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Amazonas»Comércio amazonense reage em maio e avança 13,2%, diz IBGE
    Comércio amazonense reage em maio e avança 13,2%, diz IBGE
    Foto: Márcio Silva - Portal AM1
    Amazonas

    Comércio amazonense reage em maio e avança 13,2%, diz IBGE

    9 de julho de 2020
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    Seguindo a tendência da produção industrial do Amazonas que cresceu 17% em maio, o setor do comércio amazonense avançou 13,2% em relação a abril, segundo Pesquisa Mensal do Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quarta-feira, 8. Conforme dos dados, o bom desempenho foi puxado pelas vendas de peças, veículos e material de construção.

    O resultado colocou o comércio varejista do Estado na posição intermediária entre as outras unidades da federação (13º). O melhor foi de Rondônia, com 36,8%, seguido do Paraná, com 20,0% e Goiás, com 19,4%. A média nacional foi de 13,9%.

    @kleiton.renzo

    Mas na comparação com maio do ano passado, a queda nas vendas do varejo no Amazonas atingiu -12,4%. Já o acumulado do ano, o setor apresentou queda de -3,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Por outro lado, nos últimos doze meses, o indicador alcançou 6,1%.

    Leia mais: Indústria do AM cresce 17% e registra terceiro melhor desempenho do país

    “Essa comparação serve para afirmar que aparentemente o ‘fundo do poço’ nas vendas ocorreu em abril (-15,6%). Mas o desempenho negativo em 2020 aumentou em maio, indicando que o desempenho comparado deste ano com 2019 esta bem inferior. A tendência é que tenha melhora em junho, mas é necessário que a atividade se recupere das perdas dos primeiros meses”, avalia Ajalma Nogueira Jacques, representante do IBGE/AM.

    Receita nominal 

    Em maio, a receita nominal de vendas do comércio varejista amazonense, que não sofre a influência da inflação em seu cálculo, subiu 12,1%, frente a abril, na série com ajuste sazonal. Na comparação com o mesmo mês de 2019, a receita caiu (-7,9%).

    De acordo com o IBGE, no acumulado de janeiro a maio deste ano, a receita apresentou crescimento de 3,0% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já no acumulado dos últimos doze meses, o indicador alcançou 10,8%.

    Comércio ampliado

    Os dados também mostram que o volume de vendas do comércio varejista ampliado amazonense – acrescentado das vendas de veículos, peças e material de construção – subiu 19,3% frente a abril. Essa comparação, mostra as atividades potencializaram as vendas do comércio em maio.

    Na comparação com o igual mês do ano anterior, o setor caiu (- 17,0%). No acumulado do ano, o setor apresentou queda (-7,7%), e alta de 1,8% nos últimos doze meses.

    *Hellen Miranda – Portal AM1

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    Secretário de Cultura de Iranduba intimida equipe de reportagem durante entrevista com prefeito

    Equipe Urutau AeroDesign da UEA conquista 3º lugar em competição nacional

    Leis de autoria de Roberto Cidade reforçam compromisso com a alfabetização no Amazonas

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.