
Dona Dionisia Campos resolveu deixar a cidade de Santarém, no Oeste paraense, para obter melhor qualidade de vida para a família, e encontrou em Manaus uma cidade aprazível onde se poderia ter um futuro melhor para os filhos, e assim fez, se instalando no início no bairro da Compensa, depois mudou para o Lírio do Vale, onde os filhos começaram a estudar e trabalhar e um se destacou e foi aperfeiçoar os estudos no Colégio Agrícola do Amazonas, hoje o Ifam. Era o pequeno Sinésio Campos, que dividia os afazeres agrícolas com a funilaria na oficina mecânica da família Campos.
Aí tinha início uma história de muito suor, dedicação e privações, pois só assim o pequeno Sinésio iria realizar o sonho de se tornar professor, sonho que realizou depois de concluir o curso de Técnica Agrícola e de Filosofia, que concluiu no Cenesc, e que turma de Filosofia, onde foram contemporâneos dele o ex-deputado estadual, já falecido, Walkace Souza, o ex-presidente da Federação Amazonense de Atletismo Luiz Borges Neto, o então seminarista Alberto Jorge, hoje o Babalorixar e psicólogo, além de outros profissionais.

Ao ingressar no magistério, Sinésio Campos foi lecionar em escolas da zona Leste, onde conheceu a dura realidade da vida na periferia, com dificuldade em ter energia elétrica de qualidade assim como água potável, que era fornecido pela antiga estatal Cosama. Ao perceber que os movimentos sociais precisavam de mobilização, o professor Sinésio tomou a frente de inúmeras manifestações que reivindicavam melhorias para a população sofrida daquela região da capital amazonense.
Existia um apelo popular muito grande para que o professor entrasse na política, e assim ele fez, através do saudoso Dr. Mena Barreto Segadilha que o filiou ao Partido dos Trabalhadores, o PT, de onde fez história, mas isso veremos mais na frente. Ao se filiar ao PT, Sinésio Campos concorreu as eleições de 1996, aí começou uma carreira de sucesso e muita luta no parlamento amazonense.

Sinésio Campos não teve vida fácil na Câmara Municipal, mas soube encarar com muita desenvoltura todos os desafios que a vida parlamentar lhe impôs. Sinésio encarou com muita firmeza todos os obstáculos e tinha como principal objetivo conseguir sensibilizar as autoridades competentes da importância de os moradores da zona Leste da capital terem um transporte coletivo de boa qualidade, assim como energia elétrica e distribuição de água constante, e assim fez. Foi eleito vereador no pleito, através daquilo em que foi imolado, ou seja, na luta popular, e conseguiu apoio do então pároco da comunidade da Colônia Antônio Aleixo Padre Hudson, hoje Bispo auxiliar de Manaus.
E assim foi feita uma manifestação gigantesca encabeçada pelo vereador Sinésio, que cobrava energia elétrica de qualidade e distribuição de água a contento. Depois de muita luta, conseguiu que as empresas estatais fornecessem melhor a distribuição de água e energia elétrica de melhor qualidade.
Da Câmara Municipal para o parlamento estadual foi outra batalha que o professor Sinésio encarou e venceu. Era um outro poder com outros atores mas, o Professor Sinésio não deixou se intimidar e mostrou postura, ética e segurança em cada projeto ou lei que apresentava, e a questão mineral e melhores condições de vida do povo amazonenses.

O deputado Sinésio Campos sempre se destacou por defender os interesses públicos de maior relevância, como por exemplo, as áreas de energia elétrica e saneamento. Lutou bravamente contra a privatização da concessão dos serviços públicos de distribuição de água tratada e energia elétrica.
Desde os anos 2003 é presidente da comissão de geodiversidade, recursos hídricos, minas e energia da ALEAM, defendendo os interesses públicos nestas áreas nos governos de Eduardo Braga, Omar Aziz , José Melo, Davi Almeida, Amazonino Mendes e atualmente no Governo Wilson Lima. Foi um feroz defensor do programa Luz para Todos, que levou dignidade e cidadania para milhares de lares da zona rural e ribeirinha do estado do Amazonas.
Hoje ele é vice-presidente do Parlamento Amazônico, criou e presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito, a ‘CPI da Amazonas Energia’, lutou pela criação da Secretaria de Mineração e Gás do Amazonas. E o ano de 2023 está sendo mágico para o tricolor Sinésio Campos, pois o Fluminense foi Bi Campeão Carioca e conquistou a Libertadores da América com direito de disputar o mundial na Arábia Saudita.


