Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Amazônia»Coreógrafos amazonenses vão ministrar oficina em festival de dança na Bahia
    Amazônia

    Coreógrafos amazonenses vão ministrar oficina em festival de dança na Bahia

    20 de setembro de 2022
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    Os coreógrafos amazonenses Wilson Júnior e Bruno Sousa, ambos da Instituição Cultural Arte Sem Fronteiras, vão ministrar oficinas durante o 4° Festival de Dança Arte Metropolitana de Simões Filho, na Bahia, de 21 a 22 de outubro.

    A realização do festival conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), além da produtora cultural Rose Mary Coelho Santana da Silva.

    @kleiton.renzo

    Wilson vai ministrar a oficina “Boi de Quilombo”, uma forma de unir os elementos do boi bumbá com a dança africana. Além disso, ele também vai ministrar uma oficina de carimbó.

    Wilson disse que está com boas expectativas para a realização das oficinas.

    “É mais um passo que estou dando na minha carreira artística. No ano de 2020 realizei a oficina “Boi de Quilombo” em Maracanaú, no Ceará, e agora trago esse lindo trabalho para o solo baiano. Minha proposta é levar todos os elementos da cultura amazonense unindo os passos da dança afro, que também influencia o movimento do boi bumbá. Com certeza vai ser um grande trabalho. E com relação ao carimbó, mais uma vez irei levar a cultura amazônica para o Nordeste e isso para mim é uma honra imensa”, disse.

    Enquanto isso, Bruno irá ministrar a oficina “Entre a Ponta e o Calcanhar”, que mistura os passos tradicionais do frevo com elementos culturais da Região Norte do Brasil. O artista prometeu fazer um grande trabalho no 4° Festival de Dança Arte Metropolitana.

    “Não tenho dúvidas que o resultado dessa oficina vai ser maravilhoso. É sempre uma honra levar o nome do meu Estado país afora e tudo é feito com muito amor e dedicação”, reitera.

    Trajetória

    Com mais de 20 dedicados a cultura popular, Wilson Júnior é graduado em Dança pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e atualmente é mestrando na UFBA.

    Wilson foi membro do Balé Folclórico do Amazonas e, no ano de 2008, fundou a Instituição Cultural Arte Sem Fronteiras. O artista acumula experiências dentro e fora do Amazonas. Wilson Júnior é responsável por grandes espetáculos, como “Via Nordeste” e “Ashaninka – A Última Fronteira”.

    O coreógrafo Bruno Sousa iniciou sua trajetória em 2019 como bailarino da Instituição Cultural Arte Sem Fronteiras e, aos poucos, foi conquistando espaço dentro da companhia. Ele é autor do projeto “Entre a Ponta e o Calcanhar”, contemplado no ano de 2021 no Edital Prêmio Zezinho Corrêa, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

    Em 2022, ambos trabalharam no espetáculo “Amazônia do Povo Vermelho”, no Festival Folclórico de Parintins, pelo Boi Garantido.

    Fotos: Dheyson Lima/Arte Sem Fronteiras

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    Concurso ALE-RO oferece 200 vagas e salários de até R$ 24 mil

    Com COP30, preço de hospedagem em Belém sobe 155% em novembro

    UEA na COP30: Universidade apresenta soluções amazônicas em justiça climática, bioeconomia e inovação sustentável

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.