Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Amazonas»Coronavírus: ‘UBS, SPAs e Hospitais estão contaminados’, afirma Joana Darc na Assembleia
    Amazonas

    Coronavírus: ‘UBS, SPAs e Hospitais estão contaminados’, afirma Joana Darc na Assembleia

    20 de abril de 2020
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    | Kleiton Renzo, Portal AM1
    “As UBS municipais, SPAs e Hospitais estão contaminados e estão contaminando os profissionais de saúde”. A declaração é da líder do governo na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), deputada Joana Darc (PL), que na manhã desta segunda-feira, 20, sugeriu a utilização dos camarotes e área externa da Arena da Amazônia como unidade de triagem de pessoas contaminadas com Covid-19.
    “Precisamos cuidar dos casos de pessoas que começaram a sentir os sintomas para não colapsar os leitos e as UTIs das unidades. Usar a estrutura laterais e camarotes da Arena da Amazônia como uma unidade de referência básica em caso de Covid-19 implementada pelo Governo. Para as pessoas não procurarem mais as UBS municipais, nem SPAs e Hospitais que estão contaminados e estão contaminando os profissionais de saúde. Evitaríamos a contaminação de toda a rede. Seja dos profissionais de saúde, seja dos pacientes e de seus acompanhantes”, declarou Joana Darc.

    Números

    Na mesma sessão, o deputado João Luiz afirmou que a rede pública tem 369 profissionais de saúde afastados com suspeitas de contaminação por Covid-19.
    “Essa questão é grave porque são 9 servidores que foram a óbito e três estão internados. Inclusive a diretora e a gerente Administrativa do SPA do Coroado estão afastadas. Todos porque começaram esse trabalho sem EPIs”, afirmou o deputado.
    O último boletim divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) no domingo, 19, mostrou que o Amazonas superou os 2 mil casos positivos de Covid-19 com o aumento de casos em municípios do interior, onde em 25 cidades já há confirmação de Covid-19. 

    Secretarias

    Procuradas pela reportagem do Portal AM1, a Secretaria de Saúde de Manaus (Semsa) disse em nota que “a transmissão da Covid-19, causada pelo novo coronavírus, é comunitária e que vem tomando todas as medidas de precauções relacionadas à sanitização e higienização dos espaços públicos, incluindo as unidades de saúde e seus entornos” e que “todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão abastecidas com Equipamentos de Proteção Individuais, inclusive o Samu-192”.
    Até o fechamento desse texto a Secretaria de Saúde do Estado (Susam) não comentou as declarações da deputada.
    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    Às vésperas da Black Friday, Roberto Cidade alerta para preços enganosos e propõe nova lei sobre combustíveis

    Sob gestão de Wilson Lima, Amazonas leva à COP30 modelo de transição energética baseado no uso do gás natural

    Presidente e corregedor do TCE-AM participam da posse do novo conselheiro do TCE de São Paulo

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.