A segunda fase do projeto “Dabucuri.2” já começou, mas no fim de semana ainda vai ser possível assistir a mais três espetáculos de dança e teatro de grupos da cidade. “Pietà” (Cia. de Dança Momento), “Inquietações” (Artrupe Produções) e “Réquiem para dois” (Cia. de Intérpretes Independentes) estarão em cartaz no Espaço das Cias. na sexta, sábado e domingo, respectivamente, com sessões gratuitas sempre às 19h.
Protagonizado pelos intérpretes Valdo Malaq e Felipe Hidalgo, o espetáculo de dança “Pietà” tem inspiração e referências extraídas da obra homônima de Michelangelo, que retrata o corpo de Jesus amparado nos braços de Maria, após a crucificação. Com movimentos cuidadosamente lapidados, o trabalho da Cia. Momento traduz para o corpo os conflitos do ser como uma brincadeira ingênua e animalesca.
Ao mesmo tempo em que desafia e conduz o espectador a um mergulho nas regiões mais profundas e obscuras da alma, “Pietá” retrata os embates e massacres ideológicos que ocorrem na sociedade e obrigam o indivíduo a ser uma peça dentro de um tabuleiro de xadrez apenas à espera do momento do sacrifício.
Já a peça “Inquietações”, que estreou em 2014, explora o lado físico do teatro a partir de dramaturgia assinada por Danilo Reis. Com direção de Victor Kaleb e Hamyle Nobre como diretora de corpo, o espetáculo mistura os textos “A Missão” e “Só: Mais um corredor”, também de Danilo.
Esses dois textos arriscam propor novas formas de habitar o tempo e espaço e suas estruturas estão repletas de neologismos. A direção optou por uma encenação mais física, aproveitando o estilo fragmentado do texto para ousar na marcação de cena, que muitas vezes se assemelha à dança. O trabalho tem elenco formado por Íris Brasil, Jean Palladino, Antonio Soares e Leonardo Scantbelruy.
Por fim, “Réquiem para dois” aborda o conceito de morte como parte de um ciclo temporal e a dificuldade do ser humano de não aceitar seu fim. Concebida para dois intérpretes (Anna Raphaella Costa e Ricardo Risuenho ou Jonatas Amaral), a obra já foi apresentado em várias cidades brasileiras e na Itália. A cenografia é de Nelson Magli e Risuenho, que também assina o texto de movimento.
“Tive como base as pesquisas de movimentação dos membros superiores que nossa companhia desenvolve há 10 anos. ‘Réquiem para Dois’ enfoca a perda, não de quem vai, mas de quem fica”, comenta ele.
Sobre o projeto
Com patrocínio do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2014, o “Dabucuri.2 – 7 Tribos” é uma realização da companhia Índios.com e tem o apoio das companhias amazonenses Artrupe, Ateliê 23, Cartolas, Intérpretes Independentes, Momento e Soufflé de Bodó. A programação completa pode ser conferida em http://tinyurl.com/indiospontocom.
Serviço
“Pietà” (Momento)
Espaço das Cias. (rua Dona Libânia, 300, Centro)
Sexta, dia 8, às 19h
Gratuito
“Inquietações” (Artrupe Produções)
Espaço das Cias. (rua Dona Libânia, 300, Centro)
Sábado, dia 9, às 19h
Gratuito
“Réquiem para dois” (Intérpretes Independentes)
Espaço das Cias. (rua Dona Libânia, 300, Centro)
Domingo dia 10, às 19h
Gratuito