Uma nova pesquisa do instituto Census Consultoria, divulgada no último sábado (23), revelou um cenário de forte desgaste político para o chefe do executivo municipal. O levantamento aponta que o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), bateu um recorde de exclusão, superando os índices de desaprovação do governador Wilson Lima (União Brasil) e do presidente Lula da Silva (PT). De acordo com o estudo, 57% dos manauaras desaprovaram a gestão de David Almeida, um índice que o coloca no topo da lista dos mais rejeitados. Em comparação, a desaprovação de Wilson Lima é de 49%, e de Lula atinge 48% na região.
Segundo o estudo, o alto índice de coleta de David Almeida reflete uma série de problemas percebidos pela população. Entre as queixas mais comuns estão o estado precário do transporte coletivo, a falta de medicamentos na rede municipal de saúde, obras inacabadas e ruas esburacadas.
O levantamento da Census Consultoria foi realizado entre os dias 20 e 22 de agosto, com 2.000 entrevistas telefônicas. A margem de erro é de 2,2%, com um nível de confiabilidade de 95%.
Histórico de rejeição
O descontentamento com o prefeito já vem sendo sinalizado por pesquisas anteriores. Em abril de 2025, após uma polêmica viagem para o Caribe e as fortes chuvas que castigaram a capital amazonense – que incomodaram até o cancelamento do show de Sidney Magal –, um levantamento do RealTime1 mostrou que 39% dos participantes de Manaus já desaprovavam sua gestão . Naquele momento, 26% classificaram a administração como “péssima”.
Pesquisas internacionais de julho de 2025, que o Radar Amazônico teve acesso, já indicavam uma tendência de queda consistente na popularidade de Almeida. Esses levantamentos registraram uma queda que oscilou entre 43% e 47% , com alguns estudos apontando para mais de 50%.
Veja a pesquisa na íntegra: PESQUISA-CENSUS-AGOSTO-2025


