A Prefeitura de Manaus renovou na última quinta-feira (14) três contratos milionários com as agências de comunicação Thera Publicidade (mesma empresa envolvida nos pagamentos à esposa do prefeito), Mene e Portella e Digital Comunicação. Esses acréscimos devem elevar ainda mais os gastos da gestão de David Almeida (Avante) com propagandas e que já somam mais de R$ 577 milhões entre 2021 e 2024. A denúncia é do site Radar Amazônico, clique aqui e leia.
Esses aditivos foram publicados no Diário Oficial do Município (DOM) e renovam pela segunda vez, três contratos de R$ 22,5 milhões e que totalizam R$ 67,5 milhões.
O valor, segundo os contratos, é para “serviços de publicidade, compreendendo o estudo, o planejamento, a conceituação, a concepção, a criação, a execução interna, a intermediação e a supervisão da execução externa e a distribuição de ações publicitárias da CONTRATANTE [Prefeitura] junto a públicos de interesse”, em outras palavras, elas são as responsáveis por fazer aqueles comerciais da Prefeitura de Manaus e divulgar em veículo de comunicação como rádios, emissoras de tv e portais de notícias.
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Mais de meio bilhão com propaganda
Um levantamento feito pelo Radar Amazônico com base em dados do portal da transparência da Prefeitura de Manaus revela que entre 2021 e 2024, a prefeitura de Manaus sob a gestão de David Almeida gastou mais de R$ 577 milhões de reais com propaganda e publicidade institucional. O valor foi repassado para as agências citadas acima, e também para a Agência Interatividade e Marketing (IMarketing) – que pertence ao empresário gaúcho Durango Martins Duarte – e que também está na lista de empresas que pagaram Izabelle Fontenelle, esposa do prefeito de Manaus.
Confira quanto cada agência recebeu nesses últimos quatro anos:
Imarketing (R$ 33,8 milhões);
Thera Publicidade (R$ 82,7 milhões);
Digital Comunicação (R$ 206 milhões);
Mene e Portela (R$ 254 milhões).
Vale lembrar que a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) já protagonizou um dos maiores escândalos da gestão de David Almeida envolvendo pagamentos à veículos de comunicação, em espécie, numa sacola, dentro das dependências da secretaria. Em março deste ano, um vídeo revelou que a pasta de comunicação pagava propina para o blog “O Abutre”, que era conhecido por divulgar vários artigos promovendo David Almeida e ao mesmo tempo atacando os adversários políticos do prefeito.