A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realiza nos próximos dias 26, 27 e 28 de abril, de quarta a sexta-feira, uma ação do projeto “Defensoria Itinerante” no município de Iranduba, a 27 quilômetros de Manaus, com atendimentos nas áreas de família e registros públicos. A ação ocorre no plenário da Câmara Municipal, das 8h às 15h.
Serão feitos atendimentos iniciais, para dar entrada em processos. A área de família engloba questões como ações de alimentos, divórcio (consensual e litigioso), guarda de filhos e investigação de paternidade, entre outros. Na área de registros públicos, a população terá atendimento para questões como retificação de registros.
De acordo com a defensora pública Caroline Braz, coordenadora do projeto “Defensoria Itinerante”, a meta é alcançar o número de 500 atendimentos nos três dias da ação em Iranduba. A defensora lembra que iniciativas como as ações itinerantes são uma forma de a Defensoria Pública se aproximar ainda mais da população que necessita dos serviços da instituição e manter-se sempre presente no interior.
Para este ano já estão previstas outras ações itinerantes em municípios do interior. Depois de Iranduba, a Defensoria fará atendimentos em Manacapuru, no mês de maio, e em Itacoatiara, em junho.
As ações do projeto “Defensoria Itinerante” estão sendo desenvolvidas desde o ano passado, quando foram realizados oito mil atendimentos em diversas áreas de Manaus e em municípios do interior do Estado. Em 2017, segundo ela, a meta é alcançar o número de 10 mil atendimentos até o final do ano. Em 2016, o projeto também realizou atendimentos em Iranduba.