A primeira pesquisa eleitoral de 2025 realizada pelo Direto ao Ponto Pesquisas revela um cenário acirrado na disputa pelo governo do Amazonas. Com 15 meses de antecedência em relação ao início oficial da campanha, os números mostram que a corrida já começou — e com força total.
De acordo com o levantamento, feito com 2.002 eleitores presencialmente em Manaus e em outros 15 municípios do interior do estado, Omar Aziz (PSD) aparece empatado tecnicamente em algumas simulações com o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), evidenciando um cenário polarizado e ainda indefinido.
No cenário da pesquisa estimulada, quando o nome dos candidatos são citados para o entrevistado, Omar chega a 30% das intenções de voto, enquanto Alberto Neto surge colado com 29% e, em terceiro, David Almeida (Avante), com 27% das citações.
Veja também: Ex-presidente Fernando Collor é preso em Maceió
Ainda no mesmo cenário, separando os votos da capital e do interior, Alberto Neto é mais citado em Manaus entre os três nomes, chegando a 32% das intenções de voto, enquanto Omar surge com 24% e David com 25%. No interior, Omar foi o mais lembrado, com 35%, já David: 28% e Alberto, 27%.
Os nomes avaliados na disputa incluem, além de Aziz e Alberto Neto, Coronel Menezes, Maria do Carmo, Tadeu de Souza, David Almeida e Roberto Cidade. O ex-prefeito de Manaus, David Almeida, ainda aparece com força, mas enfrenta desafios diante da aprovação modesta de sua gestão (42%).
Outros dados da pesquisa ajudam a entender o desempenho de cada candidato. Tadeu de Souza lidera o índice de rejeição, com 36%, e ainda é pouco conhecido por metade do eleitorado. Já Maria do Carmo enfrenta um problema semelhante: 37% dos entrevistados dizem conhecê-la pouco ou nada.
No cenário presidencial, Jair Bolsonaro lidera com pequena vantagem sobre Lula. Também foram testados Ciro Gomes, Pablo Marçal e Ronaldo Caiado.