Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Amazonas»Ecocardiógrafo de alta precisão no diagnóstico de doenças cardíacas chega ao Hospital Francisca Mendes
    Amazonas

    Ecocardiógrafo de alta precisão no diagnóstico de doenças cardíacas chega ao Hospital Francisca Mendes

    18 de janeiro de 2017
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Unidade referência no atendimento cardiovascular no Amazonas, a Fundação do Coração Hospital Francisca Mendes, na zona norte de Manaus, recebeu nesta terça-feira, 17 de janeiro, um novo aparelho de ecocardiograma infantil. Primeiro do modelo na região norte do Brasil, o equipamento fornece imagem tridimensional em tempo real, ampliando a capacidade de diagnóstico de doenças do coração, acelerando as indicações de tratamento e cirurgias corretivas para a cura da doença.
     
    Com a nova tecnologia, crianças em fase de diagnóstico de doenças cardíacas não precisarão se submeter a exames considerados invasivos, como o cateterismo ou a angiotomografia, procedimentos que exigem anestesia geral. O ecocardiógrafo 3D permite uma interpretação mais completa do coração, com mapeamento total do órgão. Isso dá condições para os médicos identificarem as doenças e apontarem as indicações cirurgias para correção, enfatiza o cardiologista pediátrico Ronaldo Camargo. “Evita-se um procedimento invasivo através de um aparelho mais sofisticado e com capacidade de resolução maior”, disse o especialista.
    Segundo o secretário de Estado de Saúde, Pedro Elias de Souza, a aquisição faz parte do pacote de investimentos na modernização da rede promovido pelo Governo do Amazonas. Somente com o novo ecocardiógrafo, R$ 329 mil foram investidos com a perspectiva de ampliar atendimentos. “O Amazonas ainda tem um índice considerável de doenças cardíacas congênitas. E esse equipamento vai permitir o diagnóstico mais preciso, o que vai auxiliar obviamente no tratamento cirúrgico, facilitar o trabalho do cirurgião”, enfatizou o secretário. Em média, 400 crianças realizam exames para identificar problemas cardíacos no Francisca Mendes. Em dois anos, 214 cirurgias foram realizadas para a cura da doença.
    Para o Hospital Francisca Mendes, a Susam entregou novos monitores cardíacos e está adquirindo um novo equipamento de hemodinâmica e dois aparelhos de anestesiologia para as cirurgias de coração. “Isso vai permitir aumentar o número de cirurgias cardíacas. A ação mais importante de todas é o novo equipamento de hemodinâmica, moderno e que vai permitir dobrar a capacidade de atendimento nessa área. São procedimentos como cateterismo cardíaco, angioplastia coronariana, arteriografia de membros inferiores, arteriografia cerebral e tratamento de aneurisma, que isso seja dobrado o que vai melhorar a qualidade de atendimento à população”, destacou o secretário.
    Equipagem em outras unidades – O titular da Susam anunciou que em fevereiro devem começar os serviços no Hospital Delphina Aziz, na zona norte de Manaus e disse que novos equipamentos serão distribuídos para modernização da alta complexidade. “A Fundação Cecon deve ganhar um novo aparelho de ressonância em breve e está previsto para o mês de março mais um acelerador linear, que é um aparelho de radioterapia que vai nos permitir dobrar a capacidade hoje existente lá. A partir de fevereiro já começa a funcionar, no Hospital Delphina Aziz, o Centro de Imagem que vai desafogar bastante essa fila existente, principalmente em tomografia, ressonância e Raio-X. E o passo seguinte será o início da cirurgia ortopédica, que é grande sobretudo em decorrência de acidentes de trânsito”, disse Souza.
    FOTOS: VÍTOR SOUZA/SECOM

     

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    Bastidores: Braga pressiona David Almeida a recuar apoio a Rotta

    Bancada do AM vota por medida que pode elevar conta de luz

    MP-AM instaura investigação contra Hapvida/Manausmed por negativa de cirurgia a paciente

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok