Unidade referência no atendimento cardiovascular no Amazonas, a Fundação do Coração Hospital Francisca Mendes, na zona norte de Manaus, recebeu nesta terça-feira, 17 de janeiro, um novo aparelho de ecocardiograma infantil. Primeiro do modelo na região norte do Brasil, o equipamento fornece imagem tridimensional em tempo real, ampliando a capacidade de diagnóstico de doenças do coração, acelerando as indicações de tratamento e cirurgias corretivas para a cura da doença.
Com a nova tecnologia, crianças em fase de diagnóstico de doenças cardíacas não precisarão se submeter a exames considerados invasivos, como o cateterismo ou a angiotomografia, procedimentos que exigem anestesia geral. O ecocardiógrafo 3D permite uma interpretação mais completa do coração, com mapeamento total do órgão. Isso dá condições para os médicos identificarem as doenças e apontarem as indicações cirurgias para correção, enfatiza o cardiologista pediátrico Ronaldo Camargo. “Evita-se um procedimento invasivo através de um aparelho mais sofisticado e com capacidade de resolução maior”, disse o especialista.
Segundo o secretário de Estado de Saúde, Pedro Elias de Souza, a aquisição faz parte do pacote de investimentos na modernização da rede promovido pelo Governo do Amazonas. Somente com o novo ecocardiógrafo, R$ 329 mil foram investidos com a perspectiva de ampliar atendimentos. “O Amazonas ainda tem um índice considerável de doenças cardíacas congênitas. E esse equipamento vai permitir o diagnóstico mais preciso, o que vai auxiliar obviamente no tratamento cirúrgico, facilitar o trabalho do cirurgião”, enfatizou o secretário. Em média, 400 crianças realizam exames para identificar problemas cardíacos no Francisca Mendes. Em dois anos, 214 cirurgias foram realizadas para a cura da doença.
Para o Hospital Francisca Mendes, a Susam entregou novos monitores cardíacos e está adquirindo um novo equipamento de hemodinâmica e dois aparelhos de anestesiologia para as cirurgias de coração. “Isso vai permitir aumentar o número de cirurgias cardíacas. A ação mais importante de todas é o novo equipamento de hemodinâmica, moderno e que vai permitir dobrar a capacidade de atendimento nessa área. São procedimentos como cateterismo cardíaco, angioplastia coronariana, arteriografia de membros inferiores, arteriografia cerebral e tratamento de aneurisma, que isso seja dobrado o que vai melhorar a qualidade de atendimento à população”, destacou o secretário.
Equipagem em outras unidades – O titular da Susam anunciou que em fevereiro devem começar os serviços no Hospital Delphina Aziz, na zona norte de Manaus e disse que novos equipamentos serão distribuídos para modernização da alta complexidade. “A Fundação Cecon deve ganhar um novo aparelho de ressonância em breve e está previsto para o mês de março mais um acelerador linear, que é um aparelho de radioterapia que vai nos permitir dobrar a capacidade hoje existente lá. A partir de fevereiro já começa a funcionar, no Hospital Delphina Aziz, o Centro de Imagem que vai desafogar bastante essa fila existente, principalmente em tomografia, ressonância e Raio-X. E o passo seguinte será o início da cirurgia ortopédica, que é grande sobretudo em decorrência de acidentes de trânsito”, disse Souza.
FOTOS: VÍTOR SOUZA/SECOM