A nomeação da deputada estadual Joana Darc (União Brasil) para comandar a Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal (Sepet) do Governo do Amazonas desencadeou uma movimentação de cadeiras na política amazonense, tanto para a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) quanto para a Câmara Municipal de Manaus (CMM). O anúncio foi feito, nesta terça-feira (30), pelo governador Wilson Lima (União), em vídeo publicado nas redes sociais.
Com a ida de Joana para o Executivo, a vaga deixada na ALE-AM será preenchida pela vereadora Professora Jacqueline (União), primeira suplente do partido nas eleições de 2022, como confirmada pela mesma com exclusividade ao portal Dia a Dia Notícia. Já a vaga deixada por Jacqueline na CMM tem como primeiro suplente o ex-vereador Caio André (União Brasil), que atualmente está na Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC).
Ao Portal Dia a Dia Notícia, Caio disse que permanecerá a frente da secretaria. Nesse caso, o próximo suplente é o ativista da causa animal Amauri Gomes (União Brasil), já que a vaga pertence ao partido.
Outra possibilidade em discussão é Jacqueline também pode decidir em permanecer na Câmara, o que abriria caminho para a segunda suplente, Brenda Dianná, ex-vereadora de Parintins apoiada por Wilson Lima nas eleições de 2024.
A Sepet estava sob comando da publicitária Leda Maia, indicada pela própria Joana Darc e que chefiava a pasta desde abril deste ano. Agora, o cargo está com a Joana.
Segundo o governador, a nova titular terá a missão de ampliar as políticas de proteção animal, sobretudo voltadas a famílias em situação de vulnerabilidade.


