Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Capa»Empresas alvos pela PF por difamar prefeito de Manaus têm ligações com políticos
    Empresas foram alvos da “Operação Nirnata”, deflagrada nesta sexta-feira, 9, na capital amazonense (Divulgação/PF)
    Capa

    Empresas alvos pela PF por difamar prefeito de Manaus têm ligações com políticos

    9 de fevereiro de 2024
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    As três agências de publicidade investigadas pela criação de um áudio falso atribuído ao prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), têm ligações com grupos políticos, de acordo com a Polícia Federal (PF), que confirmou ainda que o material foi produzido com inteligência artificial.

    As empresas, seus respectivos sócios, um designer e duas pessoas que compartilharam o áudio — que não tiveram as identidades divulgadas pela polícia — foram alvos da “Operação Nirnata”, deflagrada nesta sexta-feira, 9, na capital amazonense. O nome da operação é uma tradução do hindu para a palavra “O criador”, que faz referência ao uso de inteligência artificial. Dois advogados e um ex-servidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) também estão entre os alvos.

    @kleiton.renzo

    “O áudio foi criado dentro de uma empresa de publicidade e a partir dessas empresas, são públicas as relações com grupos políticos. Nas declarações de prestação de contas constam vinculações com partes eleitorais. Não são coisas avulsas”, informou o delegado Rafael Drummt, da Delegacia de Direitos Humanos e Defesa Institucional da Polícia Federal.

    A investigação teve início a partir de denúncia do prefeito David Almeida, no dia 22 de dezembro de 2023. Professores fizeram manifestação em frente à Prefeitura de Manaus e um áudio, divulgado no dia seguinte, indicava o prefeito supostamente insultando os docentes. A investigação aponta uma profissionalização do áudio, criado em computador de uma das agências de publicidade.

    “É uma pessoa do sexo masculino, tem o nome dele, percebe-se pela criação do próprio áudio e dos áudios ele é uma pessoa profissional, então é um homem. Ele tem vinculação trabalhista e pública com as três empresas. Além das empresas, teve também mandato contra duas pessoas que compartilharam o áudio, para a gente conseguir verificar se essas pessoas que compartilharam participavam da estrutura de criação ou só compartilharam para prejudicar a imagem do prefeito de Manaus“, acrescentou o delegado.

    Advogados

    A PF confirmou que dois advogados foram alvos da operação. O delegado destacou que a função da advocacia não está sendo investigada, mas a participação de dois homens, com registros na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na criação do áudio criminoso.

    Por fim, o delegado afirmou que as diligências continuam. “O contexto inteiro ainda está sendo apurado e as diligências ainda em andamento, têm equipes nas ruas, vão ser feitas as oitivas das pessoas que são alvos e a partir da oitiva e da contextualização, a gente vai poder chegar nos mandantes e ver se é uma ação isolada ou se é generalizada com intuito de difamação eleitoral com vínculo político”, disse.

    Prefeito parabeniza PF

    Em nota, o prefeito de Manaus parabenizou a Polícia Federal pela celeridade com condução do inquérito que investiga a produção e propagação de fake news. Ele lembrou que não existe anonimato na internet.

    “Esse é um caso que deve ser punido exemplarmente, que sirva de exemplo para o País, para que o próprio processo eleitoral deste ano não seja contaminado, não seja fraudado por aqueles que querem manipular a realidade a partir dos porões da internet, a própria Justiça eleitoral nacional já está atenta a essa prática”, destacou o prefeito.

    Leia a nota na íntegra:

    PF chega a suspeitos de deepfake contra prefeito David Almeida

    O prefeito de Manaus, David Almeida, parabeniza a Polícia Federal no Amazonas pela celeridade com a qual conduz o inquérito que investiga a produção e propagação de fake news, com uso de inteligência artificial (deepfake), da qual ele foi vítima em dezembro passado.

    Nesta sexta-feira, a superintendência do órgão no Estado divulgou realização da Operação Nirmata, para chegar aos suspeitos da prática criminosa, que tentou difamar o prefeito da capital amazonense, criando fala falsa com ofensa aos professores. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos, contra pessoas físicas e agências de publicidade.

    “Esse é um caso que deve ser punido exemplarmente, que sirva de exemplo para o País, para que o próprio processo eleitoral deste ano não seja contaminado, não seja fraudado por aqueles que querem manipular a realidade a partir dos porões da internet, a própria justiça eleitoral nacional já está atenta a essa prática”, destaca o prefeito, que acrescenta:

    “Não existe anonimato na internet, os responsáveis são sempre localizados. Precisamos dar um basta naqueles que querem se promover denegrindo os outros de forma criminosa, com mentiras, distorcendo a realidade. Eu respondo, todos os dias, com trabalho”.

    Operação Mirnata

    A PF deflagrou nesta sexta-feira, 9, a “Operação Nirmata” com o objetivo de identificar todos os autores envolvidos na criação de difamação eleitoral do prefeito de Manaus, com uso de inteligência artificial. Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão, tendo como alvos um designer, três empresas de publicidade, sócios das empresas e dois compartilhadores do áudio manipulado.

    Foram apreendidos computadores e celulares, assim como os suspeitos intimados a depor na Superintendência da Polícia Federal (PF).

    Polícia Federal em sede de agência de marketing. (Divulgação/PF)

    VIA REVISTA CENARIUM

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    PL de Roberto Cidade torna obrigatória notificação de acidentes domésticos com crianças no AM

    Missão Internacional: reitor da UEA participa de evento promovido pelo Conselho Britânico

    Na gestão Mário Abrahim, Educação em Itacoatiara recua e não cumpre meta do MEC em 2024

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.