O governador Wilson Lima apresentou, nesta segunda-feira (6), no Hospital 28 de Agosto, dados que apontam melhorias na saúde pública do Amazonas durante o mês de dezembro de 2024. Entre os destaques, está a redução no tempo de espera para cirurgias, que passou de 20 a 30 dias para menos de 24 horas, avanços nos atendimentos e cirurgias.
De 1° a 31 de dezembro, foram realizados 11.700 atendimentos na rede sul, com 8 mil no Hospital 28 de Agosto e 3.700 no Instituto da Mulher Dona Lindu. Nesse mesmo período, foram contabilizadas 708 cirurgias, divididas entre:
• 185 gerais
• 281 ortopédicas
• 77 vasculares
• 100 de urologia
• 65 em outras especialidades
Houve também aumento na média diária de procedimentos. Cirurgias gerais passaram de 15 para 24 por dia, enquanto as ortopédicas subiram de 5 para 15 diárias.
Ampliação de funcionamento e recursos
O centro cirúrgico do Hospital 28 de Agosto, que antes operava apenas de segunda a sexta-feira, agora funciona 24 horas por dia. O número de instrumentadores e a realização de exames pré-operatórios também foram ampliados para atender toda a demanda.
Contratações e pagamentos regularizados
Desde o início de dezembro, 639 novos profissionais foram contratados para o complexo hospitalar. O governo afirmou que todos os salários e pagamentos de fornecedores estão em dia, incluindo empresas médicas. Em relação a débitos antigos, Wilson Lima destacou que os atrasos são relativos a processos indenizatórios, mas prometeu regularizar todos os pagamentos.
Outros destaques
O governador mencionou ainda um aumento de 40% no número de partos realizados e a instalação de geradores de energia no hospital, além da ampliação para 16 especialidades médicas em operação.
Esses avanços fazem parte de uma reformulação da rede estadual de saúde, voltada para melhorar a eficiência e reduzir gargalos históricos.
VIA FATOS MARCANTES