Comemorando dez anos de atividades, a Cia de Atores Escalafobéticos estreia a peça “A última dança de Cátia Bolerão”. Contemplada pelo edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2015, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), a obra narra uma tragédia urbana escrita pelo dramaturgo amazonense Álvaro Braga. A peça será encenada nesta sexta-feira, 26, em duas sessões com entrada gratuita, às 18h e 20h, no Teatro Gebes Medeiros.
Dirigida pelo ator e diretor da companhia, Wallace Abreu, a montagem do espetáculo marca o início dos estudos do diretor sobre a obra dramatúrgica de Álvaro Braga, que deverá tornar-se objeto de sua tese de doutorado. Abreu dedica-se academicamente ao estudo, registro e valorização da produção literária dramatúrgica amazonense. Em sua dissertação de mestrado, desenvolveu uma análise da obra do também dramaturgo amazonense Sergio Cardoso.
“É necessário esse registro acadêmico sobre a obra de importantes dramaturgos que temos ou tivemos em nossa cidade. Precisamos nos preocupar com o registro da nossa produção cultural para que esta não se perca ou seja esquecida. Assim como Sergio Cardoso e outros, Álvaro Braga é um nome que precisa ser lembrado, e que possui um número considerado de obras dramatúrgicas que merecem ser analisadas e interpretadas”, destacou Abreu.
Cátia Bolerão é o último texto dramatúrgico escrito por Álvaro Braga, que nasceu em Manaus no dia 20 de julho de 1951. Iniciou sua breve carreira no teatro profissional em 1972, como ator. Em 1974 fundou o TCP (Teatro de Cultura Popular), mais tarde denominado “Grupo de Teatro Paschoal Carlos Magno”. Além de ator, diretor teatral e dramaturgo, Álvaro Braga atuou também como jornalista e produtor de tv. Faleceu em 1983, aos 32 anos.
SERVIÇO
O que: A última dança de Cátia Bolerão
Onde: Teatro Gebes Medeiros (Av. Eduardo Ribeiro– Ideal Clube– Centro)
Quando: Sexta-feira, 26 de agosto de 2016
Horários: 18h e 20h
Quanto: ENTRADA GRATUITA
Foto: Rômulo Araújo e Eduardo Gomes