Com a casa lotada, o Teatro Amazonas recebeu, na terça-feira (13/08), a estreia do espetáculo “Baré Fiction”. A apresentação faz parte da programação especial de 10 anos da Série Encontro das Águas, celebrando a cinematografia de Quentin Tarantino com um espetáculo que mescla música, performance e arte visual.
Dirigido musicalmente pelo maestro Marcelo de Jesus, o show trouxe ao público um mergulho nas trilhas sonoras de filmes que marcaram a carreira do aclamado diretor. Músicas de clássicos como “Pulp Fiction”, “Cães de Aluguel”, “Kill Bill”, “Django Livre” e “Os Oito Odiados” foram interpretadas pela Orquestra de Câmara do Amazonas, pelo Madrigal do Amazonas e pela Banda All Star, em uma produção conjunta com o Balé Folclórico do Amazonas.
Veja também: Bastidores com Chris Reis
“O ‘Baré Fiction’ é uma verdadeira celebração da cinematografia de Quentin Tarantino, reimaginada no coração da Amazônia. Estamos trazendo uma experiência única, na qual o público poderá reviver cenas icônicas dos filmes do Tarantino através de uma fusão de música ao vivo, performance e arte visual”, comentou o maestro Marcelo de Jesus. Ele destacou ainda a intensidade dramática da apresentação, na qual a trilha sonora foi apresentada de maneira inédita e poderosa, ampliando a atmosfera dos filmes de Tarantino.
Entre os momentos mais marcantes da noite, a bailarina Naiyara Faba, de 28 anos, destacou-se ao reprisar o papel da icônica “noiva” interpretada por Uma Thurman no filme “Kill Bill”. Com coreografias inspiradas nas artes marciais japonesas e na famosa luta final do filme, Naiyara trouxe ao palco uma interpretação que conquistou o público. “Foi um prazer imenso e muito divertido. Agora, a sensação que fica é de saudade. Dois dias de apresentação parecem pouco”, comentou a bailarina.
Veja também: Festival de Jazz no Teatro Amazonas recebe renomados artistas brasileiros
Gabriele Frazão, 29, servidora pública e cantora solista, também teve papel de destaque ao interpretar as trilhas e momentos mais icônicos dos filmes de Tarantino. “Eu sou megafã, adoro todos os filmes. Participar desse espetáculo é uma honra imensa. Eu estou muito realizada, de verdade. Acredito que isso preenche um grande espaço já no meu coração, na minha memória”, disse Gabriele, emocionada.
O público, que inclui, tanto fãs do cinema de Tarantino quanto apreciadores de música clássica, não poupou elogios. A professora Carla Dameane, 41, expressou sua satisfação: “A composição da música, dos músicos tocando ao vivo, junto com o audiovisual dos filmes, criou uma atmosfera nostálgica e emocionante. Foi uma experiência que nos manteve na expectativa do que viria a seguir”, afirmou.
O espetáculo “Baré Fiction” se destaca por unir a dramaticidade da música clássica com a energia vibrante do cinema contemporâneo, em um formato acessível para todas as idades. A última apresentação acontece nesta quarta-feira (14/08), às 20h, no Teatro Amazonas, prometendo encerrar essa celebração com chave de ouro.
A classificação do espetáculo é livre, convidando famílias e espectadores de todas as idades a vivenciarem essa experiência cultural única, que, para muitos, já deixou um gostinho de “quero mais”.