O governo do presidente Lula (PT) anunciou, nesta sexta-feira (21), a criação de um plano para combate a crimes na Amazônia com R$ 2 bilhões de investimento.
O Plano Amas – Amazônia: Segurança e Soberania faz parte do pacote de atos do Ministério da Justiça assinados em cerimônia no Palácio do Planalto, com Lula.
Leia mais: Wilson Lima anuncia Bruce Dickinson na ‘CPAmazônia’ 2023
A íntegra dos atos ainda não foi divulgada, e eles não foram publicados no Diário Oficial da União. Mas o ministério apresentou um resumo das medidas.
No caso do Plano Amas, os recursos virão do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP). De acordo com o texto, ele contemplará os nove estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins).
De acordo com o ministério, haverá ainda a implementação de 28 bases terrestres e seis fluviais para combater crimes ambientais e infrações correlatas, totalizando 34 novas bases integradas de segurança (PF, PRF e Forças Estaduais).
Há a previsão ainda da implementação de Companhia de Operações Ambientais da Força Nacional de Segurança Pública, com sede em Manaus, e a estruturação e aparelhamento do Centro de Cooperação Policial Internacional da Polícia Federal, também na capital.
A informação é da Folha de São Paulo, leia aqui a reportagem completa.
Foto: Bruno Kelly/Amazônia Real/março 2023


