Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Amazonas»Estreitamento da uretra provoca dores abdominais e obstrução do jato urinário; procure um especialista
    Amazonas

    Estreitamento da uretra provoca dores abdominais e obstrução do jato urinário; procure um especialista

    19 de maio de 2020
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    Lesões ocasionadas por motivos diversos na uretra, em especial na masculina, que é mais longa que a feminina, podem resultar no que especialistas chamam de estenose uretral.

    A alteração é caracterizada pela má cicatrização do canal, que serve para levar a urina da bexiga até a área externa do corpo. Como consequência, pode haver incômodo, dores na região pélvica, redução do jato de urina e até obstrução parcial ou total da uretra, em situações mais agravadas, explica o cirurgião urologista da Urocentro Manaus e doutor em saúde coletiva,  Giuseppe Figliuolo.

    @kleiton.renzo

    Figliuolo destaca que quadros assim são mais comuns em pacientes que fazem uso prolongado de sonda vesical, ou, que sofreram algum trauma no órgão genital. “Pacientes submetidos a cirurgias, como as de próstata, pênis, entre outras, pode precisar utilizar a sonda por mais tempo, e podem adquirir a estenose como sequela do tratamento, necessitando de correção posteriormente”, destacou o urologista.

    A má cicatrização também ocorre em casos de infecções e quando há a diminuição da irrigação sanguínea na região, o que estreita o canal – neste último caso, o problema pode ser congênito. Ou seja: o indivíduo já nasce com ele.

    A alteração também pode vir acompanhada de sangue na urina, incontinência urinária (vazamento involuntário de urina) e jato espalhado, quando o líquido não segue um fluxo vertical na hora de sua eliminação no banheiro. “Em algumas situações, os sintomas podem se assemelhar aos de doenças na próstata, como a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), cujo crescimento da glândula também provoca obstrução da saída da urina. Por isso, alertamos para a importância de procurar um urologista, para a correta avaliação e, se necessário, a indicação de exames complementares de apoio ao diagnóstico”, explicou Figliuolo.

    Entre os exames indicados, estão: urofluxometria (avalia a força do jato urinário, que é afetado pela estenose); uretrocistografia (verifica o local e a extensão do estreitamento) e cistoscopia (examina o local da estenose por meio de um endoscópio especial).

    Tratamento

    A boa notícia é que, na maioria dos casos, há correção, que pode ocorrer de forma cirúrgica. Pode haver, durante a abordagem, o realinhamento da uretra, alargamento do canal ou dilatação, além da retirada da cicatriz. Entre os métodos aplicados, pode-se destacar os a laser ou a utilização de faca endoscópica, ambos minimamente invasivos e de rápida recuperação, se o quadro não estiver agravado.

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    Harmonização íntima: Especialista de Manaus desenvolve técnica exclusiva que eleva autoestima

    Projeto de Roberto Cidade fortalece combate a crimes virtuais no Amazonas

    Pleno do TCE-AM deve julgar 157 processos na sessão desta terça-feira (18)

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.