A Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) abre, na próxima quarta-feira (7), a temporada de Festa Junina dos Centros de Convivência da Família e do Idoso. Neste ano, são esperadas mais de 15 mil pessoas nos eventos, que terão entrada gratuita para toda a população.
No Centro Estadual de Convivência do Idoso (rua Wilkens de Matos, s/nº, bairro Aparecida, zona sul), está sendo preparada uma ornamentação especial com bandeirinhas coloridas, balões e painéis. A 9ª edição do Arraial do Idoso que acontece nos dias 7, 8 e 9 de junho, a partir das 14h, vai homenagear o Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Para os três dias de festa, muito arrasta-pé, já que a animação musical será por conta das bandas Mão pra Riba, André Brasil, Gigantes do Arrocha e Xote do Bom.
De acordo com Renata Eliziário, diretora do CECI, a atração principal são os grupos de idosos que prometem abrilhantar o arraial. “Os idosos estão ensaiando desde o mês de abril e farão apresentações de 16 danças durante o último dia de evento. Essa é uma forma de promover a integração social e estimular a memória dos idosos”, explicou Renata.
As festanças não param por aí. Tem início no dia 9 (sexta-feira) e vai até o dia 11 (domingo), das 19 às 23h, mais um Arraial da Família no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (rua Gandu, nº 119, Núcleo 8, Cidade Nova I, zona norte). A programação inclui apresentações de grupos de dança de carimbó, bachata, tarantela, xaxado, lambada, samba e as tradicionais quadrilhas na roça.
A fogueira também vai queimar no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou (avenida Brasil, s/nº, bairro Santo Antônio, zona oeste), durante o 6º Arraial da Família, que será realizado no dia 23 (sexta-feira). No local serão montadas barraquinhas de comidas típicas e um grande palco para apresentação de boi-bumbá, forró pé de serra e quadrilha neurofuncional com a participação das crianças cadeirantes. E para alegrar a noite, a presença de diversas barraquinhas de brincadeiras como pescaria, jogo das argolas, derruba lata e correio elegante, responsável por aquecer os corações.
Neste mesmo dia, o Centro de Convivência da Família André Araújo (Rua 05, Conjunto Costa e Silva, bairro Raiz, zona sul), promove uma festa para lá de boa, com direito à ciranda e prêmios sorteados em bingo.
A festa caipira chega no Centro de Convivência da Família 31 de Março (rua 21, nº 453 – A, bairro Japiim I, zona sul) no fim do mês de junho, dia 29, quinta-feira. Além da participação dos grupos de dança de usuários, estão previstas as apresentações da Ciranda do Japiim e do grupo de Cangaço: Descendente de Lampião do bairro São José.
Festas Julinas – A temporada das festas juninas se estende até o mês de julho, nos Centros de Convivência da Família Maria de Miranda Leão (rua Lóris Cordovil, s/nº, bairro Alvorada I, zona centro-oeste) e Teonízia Lobo (rua Itaipé, nº 373, bairro Amazonino Mendes, zona norte).
No dia 7, sexta-feira, os arraiais julinos iniciam no CECF Miranda Leão e Teonízia Lobo, com a escolha da Rainha Caipira e a realização do casamento na roça. O público presente poderá saborear comidas da época, como mungunzá, pamonha, pé de moleque, bolo de milho, caruru e vatapá, entre outras delícias.
Parceiros – Todos os eventos juninos contam com a parceria das secretarias de Cultura (SEC), Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Universidade da Terceira Idade (UnATI), Centro de Educação Tecnológico do Amazonas (Cetam), Secretária de Estado da Saúde (Susam) e o apoio da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, afim de garantirem a comodidade e a segurança dos convidados.
Agenda Qual a Boa
ASSUNTO: Festa Junina dos Centros de Convivência.
PERÍODO: De 7 (quarta-feira) de junho a 8 (sábado) de julho de 2017.
DIAS, LOCAIS E HORÁRIOS:
● Centro de Convivência do Idoso (rua Wilkens de Matos, s/nº, bairro Aparecida, zona sul), de 7 a 9/06, a partir das 14h.
● Centro de Convivência da Família Pe. Pedro Vignola (rua Gandu, nº 119, Núcleo 8, Cidade Nova I, zona norte), de 9 a 11/06, das 19h às 23h.
● Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou (avenida Brasil, s/nº, bairro Santo Antônio, zona oeste), dia 23/06, a partir das 17h.
● Centro de Convivência da Família André Araújo (rua 5, conjunto Costa e Silva, Raiz, zona sul), dia 23/06, a partir das 18h.
● Centro de Convivência da Família 31 de Março (rua 21, nº 453 – A, bairro Japiim I, zona sul), dia 29/06, das 18h às 21h.
● Centro de Convivência da Família Maria de Miranda Leão (rua Lóris Cordovil, s/nº, bairro Alvorada I, zona centro-oeste), dia 7/07, a partir das 15h.
● Centro de Convivência da Família Teonízia Lobo (rua Itaipé, nº 373, bairro Amazonino Mendes, zona norte), dias 7 e 8/07, a partir das 18h.
CONTATO: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas): Carolina Pinheiro (2121-7816 e 98176-0828).