A solenidade de abertura oficial do ‘FLICS – Festival Literário e Cultural do SESI’ será nesta sexta-feira (21), às 18h, com show da cantora Marcella Bártholo (The Voice Kids Brasil), no Clube do Trabalhador (Alameda Cosme Ferreira, 3295 – Coroado). Esta é a primeira edição do evento e o homenageado é o escritor amazonense Milton Hatoum. A programação, na sexta-feira, começa desde às 10h, com entrada liberada e várias atividades sendo oferecidas.
Serão três dias de programação gratuita – sexta (21), sábado (22) e domingo (23) –, sempre de 10h às 20h. Participarão do evento, como convidados, escritores, artistas plásticos, jornalistas, músicos e demais profissionais que atuam na área cultural, no estado. No local, o público poderá participar de palestras, oficinas, exposições, assistir a talk shows e atrações musicais.
Marcella Bártholo participará da abertura oficial do evento e, no último dia, domingo (23), será entrevistada em um talk show sobre Música, às 18h. Logo em seguida, ela faz uma apresentação com a banda, encerrando o festival.
A proposta do ‘FLICS’, em três dias evento, é promover a cultura em todas as suas linguagens, estimular o hábito da leitura e da apreciação da arte, facilitar o acesso aos livros, fomentar produções literárias, intelectuais e editoriais e revelar novos artistas. No Clube do Trabalhador, local do festival, o público terá acesso a livrarias e editoras e a vários espaços que estarão com mostras e exposições.
No palco principal de ‘FLICS’ acontecerão dois talk shows por dia, sempre às 14h e às 18h. Serão os bem-humorados FLICS Shows, tendo como apresentador o jornalista Marcos Sousa, do Sesi. O FLICS também contará com o Espaço Maker, sala exclusiva para programação multimídia, artesanato e outras oficinas; Estações Multiculturais, espaços amplos por toda a área do Sesi, com mostras de fotografia, artes plásticas e artesanatos; Estação das Letras, com mais de 10 livrarias regionais e nacionais e também distribuidoras, editoras e sebos dos mais variados segmentos literários; Sala Multiuso, para oficinas com artesãos, estudantes, músicos, escritores, entre outros; Auditórios, onde ocorrerão palestras com convidados especiais, abordando assuntos como arqueologia, mercado de trabalho, literatura e blogs; Praça FLICS, área para venda e troca de itens diversos, exposições de artesanato e intervenções culturais, como a expressão do Maracatu e dos Bois. Na área de alimentação do Clube do Trabalhador estarão instalados os melhores food-trucks da cidade, além de um palco para apresentações e interações com o público.