Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Amazonas»Fieam orienta empresas sobre mudanças no sistema de exportação
    Amazonas

    Fieam orienta empresas sobre mudanças no sistema de exportação

    12 de abril de 2018
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    A Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) informa que a partir do dia 2 de julho de 2018, exportadores de todo o Estado deverão migrar completamente suas operações para o Novo Processo de Exportações do Portal Único de Comércio Exterior. A decisão foi tomada pela Comissão Gestora do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex).

    O gerente do Centro Internacional de Negócios da Fieam, Marcelo Lima, informa que partir dessa data, serão interrompidos os novos registros nos módulos Novoex, DE-Hod e DE Web, sistemas atualmente utilizados para a realização de exportações. Entretanto, esses módulos permanecerão disponíveis para consultas e retificações dos registros previamente efetuados.

    @kleiton.renzo

    Segundo ele, o período de adaptação já está acontecendo desde março do ano passado, quando foi anunciada a mudança. “Agora, estamos recomendando aos exportadores que ainda estejam utilizando os sistemas antigos para fazerem a migração destes para o novo processo baseado na Declaração Única de Exportação (DUE)”, diz Marcelo.

    De acordo com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), até que o desligamento desses módulos ocorra, a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) e a Receita Federal do Brasil estão intensificando as ações de divulgação e capacitação dos operadores de comércio exterior para garantir que a transição entre os sistemas aconteça de maneira segura e previsível.

    Lima disse ainda que a mudança fundamenta-se no compromisso assumido pelo governo federal de trabalhar em prol da facilitação do comércio e da previsibilidade e reflete ainda a necessidade de se conferir maior racionalidade aos gastos públicos.

    Novo Sistema

    O Portal Único de Comércio Exterior é a principal iniciativa de desburocratização e facilitação do comércio exterior brasileiro. A iniciativa, desenvolvida em parceria com o setor privado, estabelece um guichê único para centralizar a interação entre governo e operadores comerciais. O sistema ainda reformula os processos de exportação e importação, com o objetivo de reduzir prazos e custos envolvidos nas operações e, consequentemente, aumentar a competitividade das vendas externas brasileiras.

    “Com o novo sistema haverá uma profunda simplificação e racionalização dos procedimentos. As operações realizadas até o momento por meio do novo processo, apresentaram o tempo médio de 6 dias, contra os 13 dias do antigo processo. Com certeza, será de grande benefício para todos os exportadores”, declara o gerente do CIN-AM.

    Informações

    Para mais informações, os empresários devem procurar o Centro Internacional de Negócios na Federação de Indústrias do Estado do Amazonas, através do telefone: (92) 3186-6511 ou e-mail cin@fieam.org.br.

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    Superintendente da Suframa diz que tarifaço dos EUA tem impacto “insignificante” para a ZFM

    Wilson Lima amplia programa de saúde digital e reduz fila de espera em até 80% no AM

    Cheias no Amazonas deixam municípios em estado de emergência

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.