Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Amazonas»Futebol de Mesa faz homenagem ao pioneiro do esporte no AM, neste domingo (16)
    Amazonas

    Futebol de Mesa faz homenagem ao pioneiro do esporte no AM, neste domingo (16)

    14 de outubro de 2016
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    O domingo, dia 16, será dedicado para homenagear o responsável por introduzir o Futebol de Mesa no Amazonas. Considerada a casada modalidade, o estádio Carlos Zamith, no bairro Coroado, na zona Leste de Manaus, terá o primeiro Torneio Memorial Jefferson Marques, a partir das 8h30. Na oportunidade, a sala localizada abaixo da arquibancada será batizada oficialmente com o nome do precursor que trouxe o esporte para o Estado em 1980.

    A temporada é uma realização da Associação Manauara de Futebol de Mesa (AMFM), e conta com o apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

    @kleiton.renzo

    Falecido em junho deste ano, os 80 anos de idade, Jefferson Marques, então jogador, fez questão de aprimorar o futebol de botão e deu as primeiras palhetas no futebol de mesa na década de 1980, passando a se tornar o presidente da Federação Amazonense de Futebol de Mesa (FAM). “Ele jogava desde moleque o botão de paletó, o botão de roupa. Depois ele começou a fazer botão de caroço de tucumã. Aí começaram a industrializar os botões. Mais tarde, ele tomou conhecimento do esporte praticado em outros estados e, do ponto de vista material, ele trouxe essa evolução para Manaus”, explicou o filho do ex-presidente, Mauro Souza.

    “Em 1985 começaram a surgir as associações e os clubes. Com isso, passou a existir o Campeonato Amazonense, organizado por essas entidades. Depois surgiu a Associação de Futebol de Mesa e foi quando o esporte se profissionalizou e passou a existir a Federação Amazonense de Futebol de Mesa, começando o futebol de mesa para valer. Aí, com estatuto montado, e tudo mais, ele foi oficializado ao presidente da federação e o campeão passou a competir nacionalmente”, contou Souza.

    De acordo com o diretor da AMFM, Winnetou Almeida, todo o dia 16 de outubro vai ficar marcado no calendário da organização como o dia de homenagem o fundador. “É uma justa homenagem a um dos amantes do futebol de mesa. Ele foi o que trouxe o futebol de mesa para o Amazonas. Como ele veio falecer, resolvemos fazer esse memorial, com os jogos, e também vamos receber recortes de jornal da época doado pela família. Também será a primeira vez que vamos dar o pontapé inicial, a palheta inicial, pelo filho (Mauro) e a nossa sala vai ganhar a placa com o nome dele”, declarou Almeida, que espera mais de 30 participantes na disputa que garante vaga no Campeonato Amazonense.

    “Essa homenagem eu vejo como um reconhecimento para todo mundo que joga o futebol de mesa. Também é um reencontro das pessoas que jogavam na década de 80 e agora estão trazendo os filhos”, agradeceu Mauro.

    FOTOS: MAURO NETO/SEJEL

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    Bastidores: Braga pressiona David Almeida a recuar apoio a Rotta

    Bancada do AM vota por medida que pode elevar conta de luz

    MP-AM instaura investigação contra Hapvida/Manausmed por negativa de cirurgia a paciente

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok