| DO RDA – CHRIS REIS
Seguindo a tradição e cumprindo a promessa feita por Lindolfo Monte Verde a São João Batista, que se ficasse bom de uma enfermidade colocaria o boi Garantido para sair às ruas, no dia 24 de junho, a família Monteverde realizou no Curralzinho da Baixa, a Ladainha (missa cantada), onde Dona Maria Monteverde (filha de Lindolfo) conduziu a celebração entoando em canto a omnia ad saeculorum.
“Ficou muito emocionada de ver que a promessa a São João Batista continua sendo cumprida por todos nós da família Monteverde. Meu pai deixou esse legal e estamos cumprindo”, disse Maria Monteverde.
Leia mais: Divulgados nomes dos jurados do 57º Festival de Parintins
Para Benjamim Melo é impressionante perceber que uma brincadeira de criança se transformou numa das maiores manifestações folclóricas do país. “É muito forte!”, diz ele que acompanha a Ladainha há 12 anos.
A seguir, o boi Garantido saiu às ruas onde dançou ao redor das fogueiras das casas dos brincantes e conduziu uma multidão, que cumpriu a promessa de vida feita há cerca de 80 anos.
Do trio-elétrico, o amo, João Paulo Faria e o apresentador Israel Paulain entoavam toadas antológicas e atuais, que levaram a massa humana ao êxtase.
“Não tem definição para o que sentimos aqui no meio de tanta gente, dançando e cantando por um boi brinquedo. Felicidade no seu estado mais puro”, resumiu a torcedora Michele Santos.
DOCUMENTÁRIO
“Um produto feito por quem participou da história” é assim que pode ser definido o documentário “Garantido: a tradição de Lindolfo Monte Verde”, apresentado também no dia 24 de junho, realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC).
Com direção executiva de Cleumara Monteverde, a proponente do projeto; roteiro de Irian Butel e direção de imagens de Lucas Paulino, o produto áudio visual fez uma regressão ao “tempo de Lindolfo”, com entrevistas com familiares e amigos que o auxiliaram na então “apenas” brincadeira.
O produto será distribuído nas escolas estaduais e municipais.
Foto: Paulo Sicsu


