Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Capa»Gestão de David Almeida deixa Manaus entre as piores capitais do país em administração pública, aponta ranking
    David
    Gestão David Almeida coloca Manaus em posição negativa em ranking nacional de eficiência da máquina pública. (Foto/Reprodução)
    Capa

    Gestão de David Almeida deixa Manaus entre as piores capitais do país em administração pública, aponta ranking

    22 de janeiro de 2026
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    MANAUS (AM) – A gestão do prefeito David Almeida colocou Manaus entre as piores capitais do país em eficiência da administração pública, segundo o Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e divulgado na terça-feira, 21/1.

    A capital amazonense ocupa a 10ª pior posição entre as 27 capitais brasileiras no pilar Funcionamento da Máquina Pública.

    @kleiton.renzo

    O levantamento avalia a eficiência administrativa das prefeituras e o impacto da gestão pública na competitividade das cidades. Manaus ocupa a 17ª posição entre as capitais dos estados e do Distrito Federal. Segundo o CLP, o pilar Funcionamento da Máquina Pública tem peso de 9,3% na composição do ranking geral.

    O estudo considera indicadores como custo das funções administrativas e legislativas, qualificação dos servidores públicos, qualidade das informações contábeis e fiscais, nível de transparência e tempo necessário para abertura de empresas. A metodologia busca medir quanto a máquina pública contribui – ou dificulta – a criação de um ambiente produtivo.

    Na outra ponta do ranking, capitais como Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e Vitória (ES) lideram o desempenho nacional.

    ‘Descompasso entre discurso e resultados’

    Para o analista político da Rede Rios de Comunicação, Júlio Gadelha, o dado expõe um descompasso entre o discurso oficial da gestão municipal e os resultados efetivos apontados pelos indicadores.

    “Chama atenção o contraste entre o discurso oficial e os dados do ranking. Justamente nos pontos mais exaltados pela Prefeitura de Manaus, acesso à educação e qualidade da saúde, a capital aparece entre as piores colocações”, pontuou o analista.

    De acordo com o CLP, uma máquina pública eficiente reduz custos, melhora a prestação de serviços e cria um ambiente mais atrativo para investimentos e inovação.

    Para Gadelha, o desempenho de Manaus entre as piores capitais do país acende um alerta sobre a necessidade de mudanças estruturais na gestão pública manauara.

    “Nas duas áreas, Manaus está abaixo da média nacional e em trajetória de queda, ocupando posições incompatíveis com o tamanho da cidade e com a disponibilidade de um orçamento bilionário. É um desempenho difícil de explicar e impossível de normalizar”, pontuou ele.

    VIA PORTAL RIOS DE NOTÍCIAS

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    Políticos do AM prestam solidariedade a David Almeida pela perda do filho recém-nascido

    Polícia procura pai suspeito de matar filho de 3 anos em Manaus

    Luto: filho do prefeito de Manaus morre aos 20 dias de vida

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.