Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Amazonas»Governo do AM afasta servidores citados na Operação do Gaeco
    A medida ocorre após o avanço das investigações que apuram fraudes em licitações na área da saúde em Manaus
    Amazonas

    Governo do AM afasta servidores citados na Operação do Gaeco

    16 de outubro de 2025
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    O Governo do Amazonas informou, nesta quinta-feira, 16, o afastamento de servidores estaduais citados na “Operação Metástase”, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Estado (MP-AM), com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU). A medida ocorre após o avanço das investigações que apuram fraudes em licitações na área da saúde em Manaus.

    A ação, deflagrada nas primeiras horas da manhã, cumpriu mandados de prisão, busca e apreensão, além de outras medidas cautelares em Manaus (AM) e Joinville (SC), com apoio de forças policiais locais. Ao todo, foram expedidos 27 mandados de busca e apreensão e três de prisão preventiva. Também foi determinada a proibição de contratar com a administração e o sequestro de bens que somam R$ 1 milhão.

    @kleiton.renzo

    “O Governo do Amazonas reafirma que não compactua com práticas ilícitas promovidas por agentes públicos estaduais, reforçando que se trata de ações isoladas de servidores já afastados de suas funções e que seguirá atuando para eliminar qualquer tipo de contratação realizada sem a transparência adequada”, diz trecho da nota do Executivo.

    Leia mais: Vice-presidente da Jucea é alvo de operação do Gaeco no AM

    A gestão afirmou, ainda, que acompanha as investigações e que a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) tem colaborado com os órgãos de controle. O Executivo estadual informou ainda que os contratos sob suspeita foram firmados diretamente por unidades de saúde que, na época, possuíam autonomia para contratações, modelo que não é mais permitido pela atual gestão.

    “A administração estadual trabalha para eliminar contratos realizados na secretaria por meio de indenizatórios, prática comum em administrações anteriores, e que ao longo dos últimos anos foi reduzida em 50%”, ressalta a manifestação.

    ‘Metástase’

    De acordo com o MP-AM, a Operação Metástase é um desdobramento da “Operação Jogos Marcados”, deflagrada em julho do ano passado, e busca aprofundar as apurações sobre um esquema de fraudes e favorecimentos em contratos da área da saúde do Estado. As investigações apontam que uma única família controlava diversas empresas e combinava valores com agentes públicos em processos de licitação.

    Segundo a CGU, o grupo empresarial superfaturava contratos e, em alguns casos, sequer realizava os serviços contratados. O órgão destacou que o mau uso dos recursos públicos comprometeu o funcionamento de maternidades e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital, prejudicando diretamente o atendimento à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS).

    Na primeira fase da operação, o MP-AM prendeu a diretora-geral da UPA José Rodrigues, Lara Luiza Farias; a diretora financeira Giovana Antonieta; e o empresário Edmilson Sobreira, apontado como líder do esquema. As investigações identificaram que a família Dantas Sobreira controlava seis empresas e firmou mais de 40 contratos com a unidade de saúde, movimentando cerca de R$ 2 milhões em recursos públicos.

    VIA CENARIUM

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    Governador Wilson Lima manda investigar uso de linguagem neutra em evento público em Manaus

    Harmonização íntima: Especialista de Manaus desenvolve técnica exclusiva que eleva autoestima

    Projeto de Roberto Cidade fortalece combate a crimes virtuais no Amazonas

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.