A cheia e a vazante dos rios amazônicos trazem, sempre à tona, um grande problema, todos os anos. Toneladas de lixo, deixadas nos igarapés próximos de Manaus aparecem nas margens assim que os rios descem e na medida em que sobem também poluem outras áreas como marinas e flutuantes. Com o objetivo de, cada vez mais, tornar perene a “saúde” dos mananciais amazônicos, uma ação de limpeza no Lago do Tarumã, ocorre neste sábado, dia 17 de dezembro, a partir das 07:30hs da manhã, com saída do Flutuante Abaré, que fica na margem direita do igarapé do Tarumã.
Os participantes, voluntários da ação, poderão ajudar na limpeza acessando o flutuante Abaré e de lá, lanchas seguirão para os locais da ação, desta vez, em praias que se formaram com a vazante dos rios. Com a intenção de agregar valor ao evento com o esporte, serão disponibilizadas pela organização, pranchas de Stand Up Paddle (SUP). “O que a gente pretende é, cada vez mais, tornar os rios e lagos amazônicos mais limpos e, consequentemente, perenes”, afirma Diogo Vasconcelos, um dos realizadores do evento.
A ação é o resultado de uma união de esforços da iniciativa privada, com o apoio da Companhia Athletica, Hidroamazonas, Manaus Ambiental, Chef Urbano e Pump, e a realização é do Flutuante Abaré SUP e PONTOCOMM – Comunicação e Marketing. O Grito D’água é um dos eventos mais importantes de limpeza de igarapés ao redor da capital e é também o primeiro a unir esporte e consciência ambiental. Para os primeiros 30 voluntários que chegarem ao flutuante Abaré serão disponibilizadas camisas e bonés. “A intenção é unir esforços para que, neste dia, possamos obter resultados importantes quando o assunto é engajamento e marketing ambiental. A ideia sempre é motivar as pessoas pela ação e um único retorno que é um futuro melhor para nossos filhos e netos”, comenta Agnaldo Oliveira Júnior, da Pontocomm & Marketing.