Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Amazonas»Grupo Jurubebas de Teatro lança espetáculo “Menino TK” no Teatro da Instalação
    Amazonas

    Grupo Jurubebas de Teatro lança espetáculo “Menino TK” no Teatro da Instalação

    10 de maio de 2018
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    Todo mundo nasce sem asas, mas todos têm vontade de voar. E, apesar do desejo, a vida às vezes prega duras peças que transformam sonhos em pesadelos. Com apenas cinco dias de vida, TK, o pássaro sem asas de um universo paralelo interplanetário, aprende com as dores o real significado da pergunta: “Qual a coisa mais importante de sua vida?”. No espetáculo “Menino TK”, do Grupo Jurubebas de Teatro, o público poderá conhecer a história do passarinho. A apresentação ocorre nos dias 23 e 24 de maio, sempre às 19h, no Teatro da Instalação, no Centro de Manaus.

    Contemplado pelo Programa Espaço Aberto, da Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas (SEC), a trama propõe incursões num universo imagético, mas não tão diferente do que vivemos. A morte, o abandono, a traição e o recomeço são situações comuns aos humanos e que na peça trazem outros elementos de análise subjetiva. Os personagens trazem à tona uma questão pouco discutida, a inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência.

    @kleiton.renzo

    O protagonista é um pássaro sem asas que passa a ver a vida a partir de suas limitações, entendendo que elas podem e devem ser vistas de forma criativa e autêntica, buscando sempre quebrar barreiras do convencional. TK é um filhote que tenta encontrar o seu lugar no mundo.

    A encenação se passa num universo paralelo onde pássaros sobrevoam planetas repletos de outros seres monstruosos. No espetáculo, três aves da espécie Creópida dialogam sobre a vida e o sonho não realizado de TK: voar. Laika, a cadela cosmonauta, aparece como a grande salvadora, mas nem tudo é como se parece. A obra tem classificação indicativa de 10 anos.

    “Buscamos dentro deste processo entender quais limitações todos temos e de que forma poderíamos ressignificar-las e criar a partir disso um ponto de vista diferente”, explica Felipe Maya Jatobá,  que assina a direção, a dramaturgia e os figurinos do espetáculo.

    Ainda segundo diretor, o drama futurista busca romper com o estigma do teatro infantil voltado para o entretenimento e traz reflexões sobre os assuntos que aborda. “Maria Clara Machado dizia que escrevia para crianças tal como escrevia para os adultos, sem distinção, dessa forma o grupo apresenta um espetáculo sobre a vida como ela é, mas com ações e enredos muito mais lúdicos e divertidos que possam fazer crianças e adultos dialogarem de igual para igual”.

    Criação

    O processo nasceu a partir do trabalho de corporeidade como criação estética e suas possibilidades poéticas numa dimensão que abrange o conceito da biomecânica, do russo Vsevolod Meyerhold, em estágio avançado de pesquisa cênica. Os princípios biomecânicos seguem a linha da mecânica da vida no corpo animal que em “Menino TK” são um pássaro e um cachorro.

    Executado pela ditadura Stalinista, Meyerhold fez parte do Teatro de Arte de Moscou e se opôs à metodologia Stanislavskiana garantindo sua estética própria e não naturalista. A partir dessas características, o Grupo Jurubebas de Teatro trouxe ludicidade ao processo de criação, na brincadeira a criança reelabora suas vivências cotidianas e o teatro tem a capacidade de transformar o produto da imaginação em natureza simbólica. “Estamos lidando com a criação a partir do corpo do ator-criador e os signos propostos por eles no tempo histórico presente”, finaliza o diretor.

    Serviço
    O que é: Espetáculo “Menino TK”, do Grupo Jurubebas de Teatro
    Onde: Teatro da Instalação, rua Frei José dos Inocentes, Centro
    Quando: Dias 23 e 24 de maio, sempre às 19h
    Quanto: R$ 10 (meia-entrada) e R$ 20 (inteira)
    Classificação: 10 anos

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    Sinésio mostra força e segue presidindo o PT do Amazonas com apoio de Lula

    Nova medicina do cuidado ganha força no Amazonas

    Etapa Norte do Powerlifting reúne atletas amazonenses rumo ao Mundial

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.