Morreu na madrugada desta segunda-feira, 12/8, o dramaturgo, romancista e jornalista Márcio Souza, aos 78 anos, em Manaus. Imortal da Academia Amazonense de Letras, onde ocupava a cadeira 25, Márcio sofreu um infarto e veio a óbito, mesmo após ser internado em um pronto-socorro na zona Oeste da capital.
O velório deve acontecer no Palácio Rio Negro, a partir de 16h.
Nascido em Manaus (AM), em 4 de março de 1946, o escritor estudou Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP) e teve o primeiro romance “Galvez: imperador do Acre” publicado em 1976. Foi autor de mais de 20 livros, dentre eles “História da Amazônia”, “Mad Maria” e “Amazônia Indígena”.
Veja também: Após picos alarmantes de 2023, fumaça volta a cobrir Manaus neste sábado
De maior destaque, o livro Mad Maria, deu origem à minissérie de mesmo nome, de Benedito Ruy Barbosa, produzida pela TV Globo em 2005. O best-seller narra a saga da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, em Rondônia. O escritor também teve destaque como cineasta e dirigiu o filme A Selva.
Além de ocupar cargos públicos, como a presidência da Fundação Nacional de Artes (Funarte), órgão do governo federal, e do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), em Manaus.
Luto oficial
Deixando um imenso e rico legado para a literatura brasileira, sendo um dos grandes nomes da Cultura do Amazonas e do Brasil, a morte de Márcio Souza fez autoridades amazonenses emitirem nota oficial e decretarem luto.
O governador Wilson Lima lamentou, com grande pesar, o falecimento do escritor amazonense Márcio Souza, e decretou luto oficial de três dias no estado. Wilson também se solidarizou à família e amigos do escritor e ressaltou a importância que o escritor teve para o estado, contando a história do Amazonas e da Amazônia para o mundo com imenso e singular brilhantismo.
Já o prefeito de Manaus, David Almeida declarou que recebeu, com muita tristeza, a morte do escritor e dramaturgo amazonense. O gestor disse ainda que Márcio Souza foi uma referência na literatura.
“Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento do escritor e dramaturgo amazonense. Márcio Souza foi referência na literatura, no cinema e teatro, nas artes em geral, deixando um grande legado de obras. Que Deus conforte o coração de familiares e amigos, na certeza do reencontro no retorno de Jesus Cristo”, disse o prefeito.