Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Amazonas»‘Indignado’, diz gênio de 11 anos após PGE ser contra ele pular ensino para ingressar na UEA
    Aos 11 anos, o jovem foi aprovado para o curso de Licenciatura em Matemática na UEA no vestibular 2023 (Euzivaldo Queiroz/Seduc-AM)
    Amazonas

    ‘Indignado’, diz gênio de 11 anos após PGE ser contra ele pular ensino para ingressar na UEA

    6 de março de 2024
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    O ‘pequeno gênio’ do Amazonas, o estudante Luan Gabriel Gama, de apenas 11 anos, disse nessa terça-feira (5) que está “absolutamente indignado”, após posicionamento da Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM) contrário à matrícula dele na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O jovem foi aprovado para o curso de Licenciatura em Matemática na instituição no vestibular 2023 e busca na justiça o ingresso na faculdade.

    “O procurador foi contra o meu ingresso na faculdade e eu estou absolutamente indignado com isso. Não admito isso, as pessoas ficam me limitando porque eu sou uma criança. Me limitando a conteúdos de ensino médio, só porque eu sou criança”, relatou Luan, em vídeo publicado nas redes sociais.

    @kleiton.renzo

    Ainda na publicação, Luan também informou, inclusive, que está fazendo uma prova para estudar nos Estados Unidos. “Já estou fazendo uma prova para eu ir embora para os Estados Unidos, para eu zarpar daqui. O que vou sentir falta mesmo é da farinha, do tambaqui e do açaí”, declarou o estudante.

    Entenda

    Na segunda-feira, 4, a PGE-AM, órgão que representa o Governo do Amazonas, se manifestou contra o avanço de série do estudante. O amazonense, que ficou conhecido pela participação no quadro “Pequenos Gênios”, do programa Caldeirão do Huck, da TV Globo, tem apenas 11 anos de idade e ainda está no 6º ano do ensino fundamental.

    O procurador do Estado, Marcelo Augusto da Cunha, defendeu que a formação de Luan seja pelas etapas previstas na legislação brasileira: pré-escola, ensino fundamental e ensino médio. Segundo ele, a Constituição Federal prevê que a educação “objetiva o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

    O menino, que foi aprovado no curso de Licenciatura em Matemática da UEA no vestibular de 2023, ainda não conseguiu ser matriculado por conta da não conclusão do ensino fundamental e médico, necessários para ingresso na faculdade. A família do garoto já recorreu à Justiça para o menino fosse submetido ao exame de avanço de curso. O objetivo é obter certificados de conclusão das duas etapas.

     

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    Gestão Roberto Cidade amplia políticas sociais e deixa legado na Assembleia Legislativa

    Investigação da PF associa trio preso com R$ 1,2 milhão a deputado Adail Filho e prefeito de Coari

    Câmara publica edital de concurso público com inscrições em janeiro

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.