A Arquidiocese de Manaus por meio de suas pastorais celebram no próximo domingo, 17, a partir das 8h, na Igreja da Matriz, o III Dia Mundial dos Pobres. A data foi instituída pelo Papa Francisco por meio de uma Mensagem no dia 13 de junho, em que lamenta sobre a atual situação das famílias desempregadas, imigrantes e escravas.
O Dia do pobre foi instituído pela igreja católica para que a sociedade possa refletir sobre a atual situação. Em várias partes da mensagem, o Papa deixa claro sua preocupação. “A desigualdade gerou um grupo considerável de indigentes, cuja condição aparecia ainda mais dramática quando comparada com a riqueza alcançada por poucos privilegiados.” Em outro momento ele cita: “Não podemos esquecer-nos dos pobres: trata-se dum convite hoje mais atual do que nunca, que se impõe pela sua evidência evangélica”, sustenta. Francisco defende que “não poderá haver justiça nem paz social” enquanto “Lázaro [nome dado por Jesus a um pobre numa das suas parábolas] jazer à porta da nossa casa”. A iniciativa pretende ainda “renovar o rosto da Igreja” nas suas ações mais concretas junto a sociedade.
No evento, além da celebração da missa, haverá café da manhã, corte de cabelo, rodas de conversa e almoço. De acordo com Atevaldo Menezes – Presidente da Associação Philippe Sócias, o evento é um chamado do Papa Francisco para que a sociedade refletir. “No próximo dia domingo haverá essa celebração para que possamos olhar e ver que ao nosso redor, sempre tem alguém que precisa de uma mão estendida para uma ajuda” , completa.
Ele lembra ainda que quando Papa Francisco fala em pobre não é somente ao morador em situação de rua e sim todos aqueles que de alguma forma foram obrigados a deixar sua terra natal em busca de alimento e emprego, órfãos que perderam os pais, jovens envolvidos com drogas e outros.
O que: Dia Mundial dos Pobres
Quando: 17 de novembro de 2019
Onde: Igreja da Matriz
Celebração de missa e ações de cidadania e solidariedade.
Contato: Atevaldo Menezes ( 992126003)


