BRUNO PACHECO – RDA
Manaus (AM) – Uma nova pesquisa eleitoral divulgada nesta terça-feira (29) pelo Instituto IPEN aponta o senador Omar Aziz (PSD) como líder isolado na corrida pelo Governo do Amazonas em 2026. O levantamento, no entanto, foi realizado pelo mesmo instituto que errou o 1º turno das eleições municipais de 2024 em Manaus, ao prever que o deputado federal Alberto Neto (PL) não chegaria ao segundo turno — o que acabou se concretizando de forma oposta.
Omar vence em todos os cenários
De acordo com o IPEN, Omar Aziz aparece com 45,6% das intenções de voto em um cenário com os também pré-candidatos David Almeida (Avante), atual prefeito de Manaus, e professora Maria do Carmo Seffair (PL). David aparece com 30,3%, e Maria do Carmo com 24,1%.
Já em um cenário sem David Almeida, os números de Omar disparam:
Omar Aziz: 64,9%
Maria do Carmo: 25,7%
Tadeu de Souza: 9,4%
Rejeição e indecisão
O instituto também aferiu os índices de rejeição, e David Almeida lidera com 30,3%, reflexo de polêmicas e críticas enfrentadas em sua gestão à frente da prefeitura de Manaus.
Na pesquisa espontânea, onde os entrevistados citam livremente os nomes dos candidatos, o número de indecisos chegou a 78,3%, revelando que o cenário ainda está aberto a mudanças nos próximos meses.
Histórico questionável do IPEN
Apesar dos números favoráveis a Omar Aziz, o histórico do Instituto IPEN levanta dúvidas sobre a confiabilidade dos dados. Em setembro de 2024, às vésperas do 1º turno das eleições municipais de Manaus, o IPEN divulgou uma pesquisa que colocava o deputado federal Alberto Neto (PL) em quarto lugar, atrás de Roberto Cidade (União Brasil) e Amom Mandel (Cidadania).
Na época, o IPEN apontava:
David Almeida: 32,8%
Roberto Cidade: 17,6%
Amom Mandel: 17,4%
Alberto Neto: 12,9%
Entretanto, no dia da votação, Alberto Neto surpreendeu e terminou em segundo lugar, com 275.063 votos (24,94%), disputando o segundo turno com David Almeida, que obteve 354.596 votos (32,16%). David foi reeleito no segundo turno.
Veja na Íntegra: IPEN Julho 2025 – Pesquisa Eleitoral apresentação