Um dos mais importantes artistas do Teatro amazonense, Nonato Tavares é o tema de um livro a ser lançado no próximo dia 3 de dezembro, sábado, às 10h, no Musa do Largo, no Centro. “Nonato Tavares – Teatro, memória e resistência” (Editora Valer) traça um perfil do diretor, ator e cenógrafo amazonense e da companhia Vitória Régia, fundada por ele e em atividade há mais de 30 anos em Manaus.
O evento de lançamento será aberto ao público em geral, com a distribuição gratuita de exemplares do livro no local.
De autoria dos jornalistas Jony Clay Borges e Rosiel Mendonça, “Nonato Tavares – Teatro, memória e resistência” parte da biografia do artista para narrar a trajetória da Vitória Régia, desde sua criação até os dias atuais.
A obra enfoca ainda o repertório da companhia, destacando montagens marcantes do Teatro no Amazonas, como “A maravilhosa estória do sapo Tarô-Bequê”, “Tributo a Chico Mendes”, “Piquenique no front”, “O que era e o que não devia ser” e “Papai cumpriu sua missão”.
Além do registro, o livro é uma justa homenagem a uma das figuras mais importantes do Teatro amazonense, como apontam os autores. “Nonato sempre se preocupou em produzir um teatro de qualidade e que não ficasse restrito à capital ou às zonas centrais de Manaus, por isso ao longo da história da companhia foram frequentes os intercâmbios com o interior do Amazonas e outras localidades da região Norte. A gestão dele à frente da Fetam também merece ser lembrada, pois foi quando surgiu o Festival de Teatro da Amazônia”.
O livro traz ainda uma entrevista com Nonato, além de depoimentos de personalidades importantes das Artes Cênicas do Amazonas e de São Paulo, entre eles Márcio Souza, Koia Refkalefsky e Darcy Figueiredo.
A publicação foi viabilizada graças ao Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2015, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). A obra também será distribuída entre bibliotecas e escolas de Manaus, além de bibliotecas de outros Estados.
Agenda Qual a Boa
Lançamento do livro “Nonato Tavares – Teatro, memória e resistência”, de Jony Clay Borges e Rosiel Mendonça
Dia 3 de dezembro, sábado, às 10h
No Musa do Largo, Largo de São Sebastião, Centro
Aberto ao público em geral