| DA REDAÇÃO DO RDA
A Justiça do Amazonas quer que o deputado federal e candidato a prefeito de Manaus, Amom Mandel (Cidadania), prove a denúncia feita contra a cúpula da Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), em que o parlamentar aponta a existência de um suposto envolvimento da pasta com o crime organizado. O mandado judicial foi do juiz de Direito Ronnie Frank Torres Stone.
A interpelação do magistrado foi publicada nesta quinta-feira, 15, e atende ao pedido da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-AM), após Amom Mandel fazer as acusações durante debate na TV Band Amazonas, no último dia 8 de agosto.
Leia mais: Amom: ‘denúncia contra SSP-AM foi ao superintendente da PF’
Na decisão, o juiz Ronnie Stone determina que Amom esclareça “quais seriam servidores/terceiros que fazem parte das raízes de organizações criminosas na Secretaria de Segurança Pública, mencionado em debate na Band Amazonas”; e “quais são as provas ou meio de provas que dispõe para demonstrar a ocorrência dos fatos por si narrados”.
“Dado caráter não-contencioso deste procedimento, defiro o pedido de que seja o requerido interpelado das indagações apresentadas pelo Estado do Amazonas, na forma constante da peça inicial”, diz trecho da decisão.
Entenda
Uma reportagem da revista Cenarium publicada nesta semana mostrou que a Superintendência da Polícia Federal no Amazonas (PF/AM) não recebeu denúncia do deputado federal Amom Mandel contra a cúpula da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas em dezembro de 2023.
A resposta à consulta ocorre após o também candidato à Prefeitura de Manaus afirmar, em vídeo publicado em janeiro deste ano, que estava sendo vítima de ameaça após a entrega de um suposto dossiê sobre o grupo junto ao órgão.
O parlamentar, contudo, emitiu nota na segunda-feira (12) afirmando que entregou diretamente ao superintendente da Polícia Federal no Amazonas (PF-AM), Umberto Ramos Rodrigues, irmão do pré-candidato a prefeito de Manaus Marcelo Ramos (PT), o dossiê contra a contra a cúpula da SSP-AM.
Leia mais: PF nega denúncia de Amom Mandel contra cúpula da SSP-AM, diz revista
Outro lado
O Redação Amazônia (RDA) entrou em contato com a assessoria do deputado federal e candidato a prefeito Amom Mandel, solicitando um posicionamento do parlamentar sobre o caso. Até a publicação desta matéria, a reportagem não obteve retorno.
Veja decisão dessa quinta-feira:
*Com informações da REVISTA CENARIUM