A história do tenente Ribeiro Junior, um dos líderes do Tenentismo no Amazonas que tomou o poder e assumiu o governo do Estado em 1924 por 36 dias, está retratada no livro “Ribeiro Junior – Redentor do Amazonas – Memórias”, que será lançado na próxima sexta-feira, 22, pela editora Norma. O lançamento será no Paço da Liberdade, Centro Histórico de Manaus, às 19h.
Escrito por uma de suas filhas, Eneida Ramos Ribeiro, e produzido pela historiadora amazonense Etelvina Garcia, o livro traz, além da trajetória política do revolucionário, a visão de quem sempre esteve ao lado dele, sua família.
Como mito criado pelo Tenentismo, Ribeiro Junior teve sua vida marcada pela revolução. Casado, pai de nove filhos, chegou ao Amazonas como preso político. A transferência para cidades distantes como Manaus (AM) e Belém (PA) era a punição para militares do Centro-Sul que se envolviam em revoltas. Eram presos, processados e transferidos.
“Para onde ele ia preso, Belisa, sua esposa e mãe de seus filhos, ia atrás. Após ser preso em Belém, sua família saiu do interior do Rio de Janeiro para residir lá. Pouco tempo depois de instalados, os filhos matriculados nas escolas, Ribeiro Junior foi transferido para Manaus. Belisa e seus filhos moraram no Amazonas por um tempo, na rua 10 de Julho, em uma casa próxima ao Colégio Militar, à época denominado Quartel Militar do 27º Batalhão dos Caçadores”, conta Etelvina. .
A autora
Nascida no dia 23 de julho, exatos quatro anos após o a Rebelião de 1924, Eneida, hoje aos 88 anos, contou com o apoio da família para retratar com fidelidade os fatos contados nas cerca de 250 páginas do livro. A obra é baseada em fatos e documentos guardados ainda hoje pela família.
“Ela é a filha mais nova. É professora, escritora, estudiosa das questões sociais e culturais e colocou a família toda para escrever. É um livro muito bem escrito, a autora é fantástica, ele retrata não apenas a questão politica em si, mas o que estava por detrás, a família, principalmente a história de Belisa”, comenta a historiadora.
Para o lançamento do livro em Manaus estarão presentes a filha de Eneida, Beatriz Ribeiro e sua neta, Alice Ribeiro.
SERVIÇO
O que: Lançamento do Livro Ribeiro Junior – Redentor do Amazonas – Memórias
Quando: 22 de julho às 19h.
Onde: Paço da Liberdade, na Praça Dom Pedro II, Centro Histórico de Manaus
Quanto: Gratuito
Texto: Mônica Figueiredo
Fotos: Ingrid Anne / Manauscul


