Mais de 300 produtores que atuam no mercado de pesca no Amazonas fornecem peixes para a empresa Frigonorte Peixe e Gelo, indústria especializada em fabricação de filés de peixes em geral. O produto é usado na merenda escolar dos estudantes da rede estadual de ensino por meio de uma parceria com a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS).
A empresa fornece à ADS, anualmente, em média, 33 toneladas de filé de tambaqui, pirarucu, tucunaré, aruanã e outras espécies da região amazônica e tem em seu quadro mais de 60 profissionais diretos e indiretos.
O presidente da fábrica, José Erivaldo do Vale Barbosa explica que, adquire os peixes de diversos municípios do Amazonas, contribuindo com a renda dos produtores.
“A parceria com a ADS significa garantia de venda, porque não adianta comprar o produto e não ter para quem vender. Por meio da agência, temos a certeza da comercialização e isso nos mantém no mercado, o que gera benefícios não somente para a empresa, mas para toda a produção rural do estado”, ressaltou José.
Para o presidente da ADS, Lissandro Breval, contar com o fornecimento de uma empresa consolidada na região é ter a possibilidade de oferecer produtos de confiabilidade e com qualidade, que só os produtos do estado possuem.
“Nossa finalidade é contribuir principalmente com a renda e a qualidade de vida dos nossos produtores, alavancando a produção no Amazonas. Além de proporcionar merenda mais nutritiva e de qualidade e comercializar produtos com preços mais acessíveis em nossas feiras”, destacou.
Em expansão
O presidente da Frigonorte explica, também, que a expectativa para 2017 é ampliar a quantidade de produtos fornecidos para a ADS. Segundo ele, um trabalho de ampliação e melhoria está sendo realizado para que a empresa passe a fornecer anualmente 100 toneladas de filé de peixe.
“Temos a nossa própria balsa e um flutuante para irmos diretamente ao produtor e adquirir os peixes e é por isso, que conseguimos fornecer um produto com um preço mais em conta. Parcerias como essa estimulam o produtor e fazem toda a diferença na vida daqueles que contribuem com economia do nosso Estado”, finalizou José Erivaldo.