Manaus registrou uma queda de 45% no número de homicídios durante o Carnaval de 2024. Conforme os dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), além da redução dos assassinatos, não foi registrado nenhum caso de latrocínio (roubo seguido de morte), feminicídio e lesão corporal seguida de morte.
Os números, conforme levantamento realizado pelo Centro Integrado de Estatística (Ciesp) da SSP são referentes ao período de 9 a 14 de fevereiro de 2024, comparado aos seis dias de Carnaval de 2023 (de 17 a 22 de fevereiro).
Durante todos os seis dias de eventos carnavalescos, as Forças de Segurança estiveram trabalhando nas ruas de forma integrada. Além das ações realizadas pelas Polícias Militar (PMAM), Civil (PC-AM), a SSP atuou de forma conjunta com órgãos colegiados na realização da Central Integrada de Fiscalização (CIF), que esteve em mais de 40 blocos e bandas de rua.
Além das ações voltadas para os eventos carnavalescos, as Forças de Segurança mantiveram ativa as ações da operação Impacto, principalmente, nas zonas norte, leste e oeste da capital, que resultaram na prisão de foragidos e simulacro de arma de fogo.
Outras reduções
As ações integradas, além de terem reduzido o número de homicídios em Manaus, também impactaram na redução dos crimes de furto, que caíram 23% e de roubos, que caiu 2%.
Houve, também, menos registros de crimes de assédio sexual, perturbação do sossego e aumento do quantitativo de foragidos presos.
Prisões
Durante o mesmo período, conforme o Ciesp, em todo o Amazonas, foram registradas prisões de 62 pessoas em flagrante pela prática de diversos crimes. O aumento foi de 5% se comparado com o mesmos dias de Carnaval de 2023. Além disso, três adolescentes foram apreendidos e 23 mandados de prisão foram cumpridos.