Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Amazonas»Manaus tem um encontro marcado com a história na reabertura da Praça da Matriz  
    Amazonas

    Manaus tem um encontro marcado com a história na reabertura da Praça da Matriz  

    9 de novembro de 2017
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    Os anos passam e o ponteiro marca a hora da reinauguração da Praça da XV de Novembro, a saudosa Praça da Matriz, um local que liga dois tempos da vida de Manaus, o antigo e o novo. Marco histórico dessa trajetória, o Relógio Municipal começou a receber suas peças originais, que foram totalmente restauradas, e em alguns dias voltará a funcionar, fazendo pulsar ainda mais forte o amor e o orgulho dos manauaras.

    Para certificar-se de que tudo segue dentro do cronograma de reinauguração, marcada para o próximo dia 15, o prefeito em exercício Marcos Rotta visitou as obras da praça e acompanhou a montagem do Relógio na manhã desta terça-feira, 7/11. “Agora o momento é para pensar no futuro que teremos com essa belíssima obra que vamos entregar ao lado do prefeito Arthur. Também daremos nossa colaboração, realizando o recapeamento asfáltico de todo o entorno da Matriz”, disse.

    @kleiton.renzo

    Responsável pela montagem do Relógio Municipal, Fausto Sahdo, herdeiro e atual permissionário, explica o minucioso trabalho que começou a ser realizado no início desta semana. “É como fazer uma cirurgia em um senhor muito idoso, com cuidado excessivo para não ter erros, pois as peças são muito antigas“, comentou. Ao todo, o Relógio possui 101 peças com cerca de 90 anos.

    Segundo o permissionário, o processo de regulagem requer ainda mais paciência. “Despois da montagem do Relógio, que deve durar até quatro dias, precisarei calibrar peça por peça, amaciar, até que ele possa marcar as horas corretamente”, concluiu Fausto.

    Matriz

    A obra está em fase final e segue em ritmo acelerado. Equipes atuam na finalização da pintura, instalação de bancos com icnografias da Belle Époque, instalação de gradis e jardinagem. Os pisos das calçadas com pedras de São Tomé, as bancas de comida típicas, revista e o posto policial também estão sendo finalizados.

    A praça da Matriz será devolvida à população sob a benção do Arcebispo Metropolitano de Manaus, dom Sérgio Castriani. A festa contará ainda com várias atrações musicais e atividades para as famílias.

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    MP-AM assina contrato de R$ 5,8 milhões para aluguel de imóvel sem licitação por 60 meses

    Novo alerta do Ibama destaca urgência em proteger o sauim-de-coleira

    Superintendente da Suframa diz que tarifaço dos EUA tem impacto “insignificante” para a ZFM

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.