Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Amazonas»“Manaus terá prefeito para resolver o problema do transporte coletivo”, garante Zé Ricardo
    “Manaus terá prefeito para resolver o problema do transporte coletivo”, garante Zé Ricardo
    Foto: Divulgação
    Amazonas

    “Manaus terá prefeito para resolver o problema do transporte coletivo”, garante Zé Ricardo

    11 de novembro de 2020
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    A capital amazonense tem um dos piores sistemas de transporte coletivo do país, na avaliação do candidato a prefeito de Manaus, Zé Ricardo (PT), precisando urgentemente de ação prioritária do Município, enquanto serviço essencial. Para isso, ele propõe reunir os usuários, os empresários e o poder público para discutir a planilha de custos, rever o contrato de concessão com as empresas de ônibus, cobrando renovação e ampliação da frota, para chegar em um preço justo, além de repassar a gestão do serviço à Prefeitura, saindo das “mãos dos empresários”.

    “O problema no transporte coletivo de Manaus é muito antigo. Entrou prefeito, saiu prefeito e nada foi resolvido. Em 1983, quando Amazonino foi prefeito, aumentou a tarifa de ônibus em 100%, mesmo com frota velha. Na época, o povo protestou e até teve depredação de ônibus. Depois disso, ele foi prefeito duas vezes e mais quatro vezes governador. Alfredo também já foi prefeito duas vezes e Arthur Neto, três vezes. Ninguém resolveu. Os outros candidatos falam agora que vão resolver a questão do transporte. Mas eles não vão fazer isso, porque são todos amiguinhos dos donos das empresas de ônibus. Eu não sou amiguinho de empresário de ônibus e assumo o compromisso com a população em melhorar o sistema”, declarou Zé Ricardo.

    @kleiton.renzo

    Em sua gestão, ele fará cumprir o que está previsto no contrato de concessão com as empresas de transporte e na Lei Orgânica do Município (Lomam), com a colocação de 200 a 300 ônibus novos por ano nas ruas, e não apenas em época de eleição. “Já denunciei no Ministério Público ônibus circulando com validade vencida. E, para completar, este ano, a Prefeitura repassou R$ 121 milhões em recursos (subsídios) aos empresários de ônibus. E qual foi a contrapartida? 112 ônibus novos. Muito pouco, para todo esse dinheiro. Vamos repassar a gestão do sistema para a Prefeitura, que é o poder concedente e quem deve fazer a fiscalização, as intervenções e ter os dados diários das rotas em circulação na cidade”.

    Implementar um Plano Municipal de Mobilidade Urbana é a meta do candidato quando assumir a gestão do Município, para tratar do transporte coletivo, alternativo, dos táxis e mototáxis, e também do transporte hidroviário, com linha exclusiva pela orla de Manaus. Irá implantar os corredores exclusivos para ônibus, o BRT (Ônibus de Trânsito Rápido), mas para todas as zonas da cidade, e já iniciando os estudos para o VLT (Veículo Leve sobre Trilho). E irá construir abrigos de ônibus – em muitos bairros não existem abrigos, somente placas nos postes, e as pessoas são submetidas ao sol e à chuva para pegar o transporte, como ainda implementará o Passe Livre Estudantil, começando com tarifa imediata de R$ 1 aos estudantes.

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    Eleições do CRBio-06 reforçam compromisso com a valorização e o futuro da Biologia na Amazônia

    PEC de deputado do AM quer impedir alterações políticas nas regras do quinto constitucional

    Presidente da Aleam propõe política ambiental voltada às escolas estaduais do Amazonas

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.