Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Amazonas»#Manaus348 – Artistas serão  avaliados durante apresentação no Boi Manaus 2017
    Amazonas

    #Manaus348 – Artistas serão  avaliados durante apresentação no Boi Manaus 2017

    22 de outubro de 2017
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    A partir deste ano, uma comissão técnica avaliará a participação dos artistas que se apresentarão no Boi Manaus, evento que, tradicionalmente, celebra o aniversário da cidade. Dos 27 artistas, os 24 melhores avaliados ganharão o direito de se apresentarem na próxima edição da festa. Os três últimos colocados abrirão vaga para novos nomes do boi-bumbá. Os bois de Manaus não serão avaliados.

    Neste primeiro ano de avaliação, cinco nomes integram a comissão técnica: Cid Soares, Ney Amazonas, Sinny Lopes, Nonato Torres e Francis Madson, todos com notório conhecimento da cultura popular do Amazonas. Dos cinco, três nomes surgiram a partir de indicação dos representantes da Associação dos Artistas do Boi Bumbá e dois indicados pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). O quantitativo e formato foram definidos em comum acordo entre as partes durante primeira reunião realizada sobre o Boi Manaus 2017.

    @kleiton.renzo

    O diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, explica que a partir deste processo será possível garantir uma maior rotatividade de artistas durante o evento que acontece anualmente, colaborando para o surgimento de novos nomes e entregando ao público o que há de melhor dentro do segmento do boi-bumbá.

    “Os artistas serão avaliados pelo repertório, pelo desenvolvimento nos trios e sua qualidade musical. Os melhores avaliados já garantirão uma vaga para a próxima edição do Boi Manaus. Acreditamos que esta é uma forma de valorizarmos nossa cultura popular e permitirmos que novos artistas tenham a oportunidade de mostrar seus trabalhos nesta que é uma das festas mais tradicionais da nossa cidade”, comenta Monteiro de Paula.

    As avaliações serão feitas durante as apresentações dos artistas nos dois dias do Boi Manaus, que neste ano acontecerá no Complexo Turístico da Praia da Ponta Negra, zona Oeste, nos dias 23 e 24/10. Serão levados em consideração os critérios: apresentação (que terá peso 2) e portfólio (peso 1).

    Critérios
    Na tarde deste sábado, 21, os cinco membros da comissão se reuniram com a diretoria da Manauscult para definirem os últimos ajustes para avaliação. A comissão definiu que os bumbás de Manaus não terão acesso ou descesso por serem representativos da história do folclore de Manaus; os grupos Kuarup e Kamayurá entrarão no julgamento, porém, com critérios diferenciados; e as notas serão individuais, sendo que cada artista receberá a média aritmética das notas de cada item.

    “Eu acredito que esta forma de avaliação vai exigir de cada artista, que ele ofereça o melhor para o público. Acho que alguns se acomodaram, ao longo do tempo, e acho que isso vai aumentar a preocupação de cada um para se manter dentro do contexto”, explica Ney Roberto, um dos membros da comissão.

    Já Sinny Lopes destacou a rotatividade e a qualidade que os artistas deverão apresentar em seus shows e que deverão ser avaliadas. “Essa proposta gera uma rotatividade produtiva. Isso busca um aprimoramento e uma nova etapa, nova era pro Boi Manaus. O principal fator dessa proposta da Comissão julgar os artistas é para que as próximas edições do Boi Manaus tenham a qualidade que o público merece. Dando oportunidade a quem está produzindo, para quem estar entrando e quem ganha é o público”, opina.

    Avaliação
    Os cantores serão avaliados quanto ao repertório, desenvolvimento (figurino, coreografia, interação com o público) e qualidade musical. Quanto ao portfólio será levado em consideração a discografia, agenda de apresentações comprovadas em Manaus e fora da cidade, composição e produção autoral. Já os grupos Kamayurá e Kuarup serão avaliados quanto ao repertório, coreografia, conjunto (adereços, destaques, efeitos, figurino) e qualidade musical (banda, cantor e arranjos).

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    Superintendente da Suframa diz que tarifaço dos EUA tem impacto “insignificante” para a ZFM

    Wilson Lima amplia programa de saúde digital e reduz fila de espera em até 80% no AM

    Cheias no Amazonas deixam municípios em estado de emergência

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.