O Paço da Liberdade também estará na rota das comemorações. Celebrando os 348 anos de Manaus estão em cartaz as exposições “Monumentalidade”, que reúne obras do artista plástico amazonense Moacir Andrade; “Noites Sem Fim”, que reúne obras em quadrinhos dos artistas do House 137 Studio; e a exposição “Memórias do Centro Histórico”, com fotografias e um minidocumentário com depoimentos de moradores do Centro Histórico.
A exposição nasceu a partir do registro fotográfico dos depoimentos de moradores do entorno do Paço da Liberdade, que contaram a história do Centro Histórico por meio de suas experiências pessoais. O documentário, que também ficará em exibição, foi apresentado durante a programação da 11ª Primavera dos Museus, realizada no mês de setembro. As fotos são assinadas pela fotógrafa da Manauscult, Ingrid Anne Freire.
“Monumentalidade” e “Memórias do Centro Histórico” são exposições promovidas pela Manauscult e têm como curador o artista Óscar Ramos. Moacir Andrade foi um dos artistas mais expressivos da Amazônia e com trabalhos reconhecidos internacionalmente. Com uma carreira consolidada, o artista teve mais de 10 mil telas pintadas em mais de 70 países. Andrade faleceu em julho de 2016, aos 89 anos. “Monumentalidade” reúne alguns de seus principais quadros.
“Noites Sem Fim” conta com obras de diferentes artistas, nacionais e internacionais, em referência à primeira revista da série “The Midnight Witch”, lançada pelo House 137 Studio. A exposição ficará em cartaz até o dia 8 de novembro, com entrada gratuita. Ao todo, 48 obras estão expostas no hall do Paço da Liberdade. Nesta nova exposição, assinam os desenhos artistas italianos como Mirka Andolfo, Vicenzo Cuca e Maria Cristina Frederico, além de artistas amazonenses com renome internacional, como Paulo Teles Yonami, Rafael Sá, Manuel Braga, entre outros.
O Paço da Liberdade fica na rua Gabriel Salgado, s/n, Centro Histórico, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, e aos sábados, das 9h às 12h30. Durante o feriado de 24 de outubro, o Paço abrirá apenas sob agendamento de grupos ou escolas, que deve ser feito pelo número (92) 3622-4991.
Agenda Qual a Boa
O quê: Exposições no Paço da Liberdade
Quando: De segunda a sexta, das 9h às 16h30, e aos sábados, de 9h às 12h30
Onde: Paço da Liberdade – Rua Gabriel Salgado, s/n, Centro (em frente à Praça Dom Pedro II)
Quanto: Gratuito
Em cartaz: Exposições “Monumentalidade”, “Memórias do Centro Histórico” e “Noites Sem Fim”
Classificação Indicativa: Livre