As eleições municipais só ocorrem ano que vem, mas os políticos do Amazonas já estão firmando alianças e estratégias para seus possíveis candidatos. Uma das novidades do tabuleiro político é o nome do secretário de Wilson Lima, Marcellus Campêlo, que aparece como uma carta coringa nas articulações que antecedem o pleito de 2024.
Conforme informações coletadas nos bastidores da política amazonense, o nome de Marcellus estaria sendo cotado para ser candidato a vice-prefeito na chapa de David Almeida (Avante), que irá buscar a reeleição no ano que vem.
Campêlo é um dos homens de confiança do governador do Amazonas. Ele é, hoje, o secretário de uma das pastas mais importantes do governo: a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).
Na última terça-feira (13), ele foi empossado também na presidência do Conselho Deliberativo da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama).
Chefiando a “supersecretaria”, criada por Wilson, em uma reforma administrativa do governo em maio; Marcellus tem se destacado à frente da pasta – o que serve para dar ao nome dele mais popularidade.
A possível indicação de Marcellus pode demonstrar que a aliança entre Wilson e David segue firme, contrariando rumores de um racha entre os dois.
O gesto também seria uma “troca de favores”, já que o atual vice-governador Tadeu de Souza (Avante) foi uma indicação de David Almeida a Wilson, na eleição do ano passado. Agora seria a vez do governador indicar o vice do chefe do Poder Executivo municipal.
Além disso, a indicação seria uma jogada política já pensando nas eleições estaduais de 2026, quando encerra o mandato de Wilson, e David ganharia mais poder de fogo para mergulhar de cabeça na disputa pelo governo.
Com esse cenário, com David eleito governador, o vice assumiria a Prefeitura de Manaus, no caso Marcellus, caso seja o escolhido. Assim, o governador teria um aliado no comando da principal prefeitura do Amazonas.
Compromisso
Vale frisar que, em dezembro do ano passado, durante o almoço entre o prefeito e o governador, os dois reafirmaram a parceria de estado e município.
Na época, Wilson também aproveitou a oportunidade para reafirmar o compromisso de apoiar a reeleição de David, indicando o vice do prefeito na disputa municipal.